A lista inclui locais que permitem uma boa qualidade de vida com o custo baixo, ou seja, que seja possível ter uma boa casa, acesso à bons serviços
Com o desejo de poder ter o próprio espaço com baixo custo, as cidades menores, mais afastadas das capitais movimentadas, podem aparecer como alternativa para o brasileiro. A realidade de escolher uma cidade para viver também é possível graças à popularização do trabalho remoto, que dispensa a presença nos grandes centros metropolitanos.
Morar sozinho não depende só do espaço físico, mas também de diversos fatores. É preciso lidar com diferentes despesas contínuas, além das que surgem por demanda ao longo do tempo. Por isso, é importante estar alocado em uma boa cidade, que possa atender a todas as demandas com um bom custo de vida, confira uma lista com as cidades mais baratas para morar no Brasil.
Lista de cidades de baixo custo para viver
A lista inclui locais que permitem uma boa qualidade de vida com o custo baixo. Ou seja, que seja possível ter uma boa casa, acesso à bons serviços, a possibilidade de trabalhar sem dificuldades, ter lazer e evitar altos gastos.
Aliás, a lista leva em conta aspectos como o mercado imobiliário local, custos com serviços domésticos, alimentação, lazer, infraestrutura, deslocamento entre outros. Confira as cidades mais baratas para morar no país:
Viçosa
A cidade localizada no interior do estado de Minas Gerais possui cerca de 80 mil habitantes e fica a 144 km de distância da capital Belo Horizonte. Tem como destaque a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que atrai milhares de estudantes para o munícipio todos os anos. Sendo assim, é uma boa alternativa para quem deseja realizar um curso de ensino superior em uma cidade de baixo custo de vida.
Imperatriz
Localizada na região metropolitana do sudoeste do Maranhão, a 484 km da capital São Luis, Imperatriz é a segunda maior cidade do estado, com cerca de 250 mil habitantes. Assim, o município é destaque nas listas de cidades com o custo de vida mais baixo do país. Oferecendo oportunidades de emprego em diferentes setores e uma gama de atrativos para o lazer, se tornando uma cidade prazerosa para viver.
Anápolis
O município de Anápolis abriga aproximadamente 350 mil brasileiros em seu território localizado no estado de Goiás, a 51 km da capital Goiânia, além de ter uma boa distância de Brasília, ficando a 153km da capital federal. Aliás, a cidade apresenta uma alta oferta de empregos à população, permitindo, ainda, que tenham bons momentos de lazer no tempo livre com um baixo custo.
Novo Hamburgo
A cidade de Novo Hamburgo, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, fica a 40 km da capital e possui cerca de 250 mil habitantes. Sua economia é baseada em suas fábricas de calçados. Sendo uma boa opção por quem não quer abrir mão da proximidade com os grandes centros por um baixo custo de vida e gosta de frio.
Teixeira de Freitas
Teixeira de Freitas é uma cidade localizada no sul da Bahia, a 854 km da capital Salvador, com 160 mil habitantes. Com a presença de um campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Além da presença de um Instituto Federal Baiano (IF) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Além disso, a cidade tem um forte foco na educação, permitindo os estudos de ensino superior por um baixo custo de vida.
Guaratinguetá
Localizado no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, Guaratinguetá possui cerca de 120 mil moradores e fica a 168 km da capital paulista. Assim, apresenta grande importância econômica, comercial, cultural e turística, sendo a principal cidade da região, mesmo com o custo de vida baixo. Portanto, para quem busca empregos na região, o destaque é o maior complexo químico da América Latina, a BASF.
Fonte: canalconsultapublica