Você está visualizando atualmente PURO CHARME: Veja 4 cidades que converteram ruas em áreas caminháveis
Tal medida, que ampliou a área das calçadas que pode ser utilizada pela população, também tem em outros modelos adotados em diversas localidades

PURO CHARME: Veja 4 cidades que converteram ruas em áreas caminháveis

Os benefícios decorrentes desse esforço têm sido objeto de estudo há décadas, a exemplo do percebido em São Francisco (Estados Unidos)

A ampliação das áreas caminháveis nas cidades, sobretudo nos grandes centros, tem o potencial de modificar a percepção do público ao acerca de um determinado local, estimulando uma forma mais ativa de deslocamento.

Os benefícios decorrentes desse esforço têm objeto de estudo há décadas, a exemplo do percebido em São Francisco, que devido aos esforços do governo local, implantou modelos de parklets nas áreas destinadas aos estacionamentos.

Portanto, tal medida, que ampliou a área das calçadas que pode ser utilizada pela população, também tem em outros modelos adotados em diversas localidades uma forma efetiva de mudar a configuração da paisagem urbana. Confira, agora, 4 cidades que apostaram na conversão das ruas em áreas caminháveis:

1. Copenhague

Na busca por reduzir o fluxo de veículos, a cidade de Copenhague, na Dinamarca, apostou na mudança. A partir disso, as ruas do centro, então, passaram a ter dominação por pedestres, o que acabou por se configurar também como um maior incentivo ao uso de bicicletas.

Assim, o projeto, idealizado na década de 1960, deu tão certo que teve ampliação dentro do próprio país e se tornou referência global, passando a ser feito em outras cidades ao redor do mundo.

veja-4-cidades-que-converteram-ruas-em-areas-caminhaveis

2. Istambul

Istambul, uma das maiores cidade da Turquia, em busca de reduzir as emissões de poluentes, também inovou nos anos 1980. Com isso, a Avenida Istiklal, que possui 1,4 km de extensão e 15 metros de largura, se transformou num novo espaço. Assim, trazendo a população para mais perto de prédios históricos da cidade e também do comércio. Além disso, o local hoje, é um dos mais populares, atraindo turistas.

veja-4-cidades-que-converteram-ruas-em-areas-caminhaveis

3. Guangzhou

A China é destaque na busca de soluções para problemas enfrentados. E isso não seria possível sem a implementação de projetos cuidadosamente feitos ao longo das últimas décadas. E na cidade de Guangzhou, a mudança ocorrida numa importante área comercial trouxe a proibição do fluxo de veículos.

Portanto, para promover uma redução mais acentuada no uso de automóveis, os estacionamentos também estão dispostos numa menor quantidade no entorno dessas áreas caminháveis.

veja-4-cidades-que-converteram-ruas-em-areas-caminhaveis

4. Londrina

O calçadão de Londrina é um dos pontos turísticos da cidade.

No Brasil, o estímulo às áreas caminháveis é uma realidade, como percebido em pontos da cidade de São Paulo (SP), Juiz de Fora (MG) e também no estado do Paraná. Assim como Curitiba, capital do estado, Londrina possui o seu próprio calçadão, implantado nos anos 1970.

Ou seja, por mais que se trate de uma mudança adotada há décadas, ela não se manteve restrita a uma única região e ainda hoje apresenta um papel de destaque. Sendo uma escolha priorizada no processo de desenvolvimento das cidades do futuro. Que aliás buscam aliar a sustentabilidade e estimular a adoção de formas mais ativas de se locomover pelas ruas.

Fontes: sampape, archdaily