Ser uma pessoa agradável. Os seres humanos buscam constantemente aprovação. Ficamos felizes se alguém gosta de da ideia que acabamos de dar, de uma história que contamos. Também morremos de alegria se o jantar ficou bom e todo mundo elogiou.
E quando temos a certeza de todo mundo no grupo de convívio que estamos, se simpatizam ou gostam de nós? Nos sentimos confiantes ! Não importa o tamanho de nosso círculo social: nós sempre queremos ser bem vistos, os “agradáveis” do pedaço
Mas vamos confessar, ser uma pessoa agradável não é uma tarefa fácil. Talvez para alguns mais e para outros muito menos. Mas se você quiser aprender a ser agradável de forma mais efetiva, veja as dicas a seguir.
Elas foram retiradas da coluna de Richard Feloni na revista Time. Feloni se baseou nas características listadas pelo escritor Napoleon Hill, que é autor de um grande best seller sobre sucesso e enriquecimento. Hill listou algumas características presentes em pessoas agradáveis. Confira:
1 – Elas têm uma atitude mental saudável e isso é sentido e visto pelos outros
É fácil ser cínico e falar com as pessoas com má vontade ou de maneira grosseira, mas, se você quer que os outros achem você uma pessoa legal, não é isso o que a gente recomenda. Já é comprovado que gente positiva e otimista tem mais sucesso e uma reputação melhor.
2 – A pessoa agradável fala sempre com um tom de voz amigável
Se alguém grita demais ou constantemente sobe o tom da voz para mostrar que tem razão, essa pessoa não é exatamente alguém com quem todo mundo gosta de conversar. Pessoas que se comunicam bem são aquelas que falam de forma clara, confiante e com um tom de voz amigável, e não intimidador. Os conflitos na maioria das vezes acontecem em razão do “tom” da fala. É preciso dar atenção a ele para se comunicar.
3 – A pessoa agradável mantém compostura em todas as situações
Manter o equilíbrio. É o resumo do que se espera em termos de manifestação das emoções. Todo mundo se estressa, se irrita, perde a paciência de vez em quando e, inclusive, fica triste. Agora, se você espera que as pessoas à sua volta gostem de você, é melhor manter a compostura e evitar ter rompantes de raiva ou até mesmo de alegria extrema. Dá para ser afetuoso, agradável, sem exageros.
4 – Elas têm paciência
Tenha paciência, ela é um benéfico exercício de humildade. Hill nos lembra de que esperar a hora certa de agir coloca qualquer um em vantagem com relação às pessoas mais impacientes. A pressa, além de inimiga da perfeição, sempre. Faz bem para você mesmo e para suas relações interpessoais. Quando você sorri, as pessoas à sua volta ficam tranquilas e com a guarda baixa. E quando você nutre sentimentos de humildade, todo mundo cola em você.
5 – A pessoa agradável procura manter a mente aberta
Deixe o orgulho de lado e considere o que o outro está falando, ouça com atenção! Pessoas que não aceitam críticas, são preconceituosas, mesquinhas e não aceitam outros pontos de vista e argumentos deixam isso transparecer e, consequentemente, não são consideradas muito agradáveis. Aliás, de acordo com Hill, quem tem uma mente fechada geralmente perde oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Fica a dica.
6 – Sorriem quando falam com os outros
Desmanche a carranca, sorria! O sorriso é uma arma da paz e abre caminhos, estabelece pontes. Sorrir é fundamental, sempre. Faz bem para você mesmo e, agora você já sabe, para suas relações interpessoais. Quando você sorri, as pessoas à sua volta ficam tranquilas e com a guarda baixa.
7 – Elas sabem que nem tudo o que pensam precisa ser dito
“Eu sou sincera, falo tudo na cara!” Ai, ai, ai! Tem muita gente que se acha sincera e não vê a falta de educação nas palavras.
Parece até indireta para quem atualiza o status do Facebook a cada dois minutos ou para quem xinga muito no Twitter, mas a verdade é que, de acordo com Hill, pessoas agradáveis não costumam ofender outras pessoas dizendo exatamente tudo o que pensam ou sentem, ainda que tenham razão.
Voltando ao exemplo do Facebook ou dos comentários feitos na internet de maneira geral, é simples: quando você é grosseiro e deixa isso explícito, quem vê de fora vai apenas pensar que você é uma pessoa agressiva e que tem algum problema de autoconfiança para precisar se expressar dessa maneira. Pessoas vistas assim são consideradas agradáveis? É claro que não. E, convenhamos, grosseria é falta de educação também.
8 – Elas não procrastinam
Deixar tudo para depois passa a imagem de que você é uma pessoa com medo de colocar a mão na massa ou de que não se compromete realmente com nada. Conheço gente que gosta de viver na “corda-bamba” e deixar tudo pra depois.
Procrastinar pode ser outra coisa? Pode. Mas vamos harmonizar: procrastinar não é nada agradável para ninguém.
9 – Elas se propõem a fazer pelo menos uma boa ação por dia
Boa ação, aqui, vai desde dar passagem para alguém até surpreender um colega de trabalho com algum mimo. Detalhe: pessoas agradáveis fazem esse tipo de gentileza sem esperar nada em troca. Já é comprovado que pessoas gentis têm relacionamentos interpessoais de ótima qualidade. Boa ação, gentileza tem um dínamo que viraliza, que contamina.
10 – Elas sabem lidar com rejeição e fracasso
A correção é mal interpretada por muitos. Ela é a escada dos inteligentes. Se quando alguém corrige alguma coisa feita por você a sua primeira atitude é ficar com raiva e pensar logo em uma maneira de provar que estava certo, temos uma má notícia: talvez os outros não o vejam como uma pessoa muito agradável. Na verdade, se alguém está corrigindo você, seria bacana ver isso como um aprendizado. Ninguém sabe de tudo, e as pessoas que gostam de se mostrar certas o tempo todo são, na verdade, as mais inseguras.
11 – A pessoa agradável dá atenção àqueles com quem estão falando
Você ouve ou escuta? A escuta é ativa, uma disposição intencional. Pessoas agradáveis são atenciosas e, durante uma conversa, dão abertura para que o interlocutor fale à vontade. Elas demonstram interesse pelo que o outro está falando. Não ficam centradas em si mesmas e falando consigo enquanto o outro fala. Se esforçam para entender e ouvir o (coração) outro.
12 – Pessoa agradável sabe valorizar as qualidades das outras pessoas
Aqui, de novo, é preciso frisar a importância da espontaneidade – de outra forma, você vai parecer um “puxa-saco”. Vê as coisas legais, as qualidades das pessoas, pensa e expressa com generosidade, mas sem exageros. Reconheça as coisas bacanas das pessoas. Não é só agradável para a outra pessoa. Experimente (se não for habitual), é bom pra você também.
13 – Elas pedem feedbacks às pessoas de confiança
Pessoas agradáveis se preocupam com a imagem que passam e, por isso, frequentemente pedem a opinião sincera daqueles que as conhecem mais de perto. Como aceitam críticas de forma positiva, se têm um feedback de que poderiam melhorar em determinado aspecto, é exatamente isso que farão. Como disse Feloni, as pessoas de sucesso não fingem que são agradáveis. Elas são agradáveis porque se importam com suas condutas e com a imagem que passam aos outros. Feedback é um ato de generosidade e construção do desenvolvimento do outro. Mas faça isso com respeito (e amor).
Fonte: Richard Feloni, Revista Time; Megacurioso – fotos:Vecteezzy/focu colection/Casa da Poesia