Você está visualizando atualmente FORBES: Veja 10 principais habilidades para colocar no currículo em 2024
o Fórum Econômico Mundial criou uma lista de habilidades essenciais em ascensão, selecionadas a partir de uma extensa pesquisa realizada em 2023

FORBES: Veja 10 principais habilidades para colocar no currículo em 2024

Os candidatos possuem as competências, mas não conseguem demonstrá-las ou fazer referência a elas de forma eficaz no currículo

O mercado de trabalho está evoluindo, e o mesmo acontece com as habilidades esperadas pelas empresas no currículo. Os empregadores estão lutando para contratar porque os candidatos não possuem as habilidades necessárias ou, pior que isso, eles possuem as competências, mas não conseguem demonstrá-las ou fazer referência a elas de forma eficaz no currículo ou na inscrição para a vaga.

Levando isso em conta, o Fórum Econômico Mundial criou uma lista de habilidades essenciais em ascensão, selecionadas a partir de uma extensa pesquisa realizada em 2023.

Assim, essas competências foram especificamente citadas pelos empregadores como tendo prioridade crescente. Isso significa que se você incluir algumas delas, e exemplos de onde e como você as usou, ao mesmo tempo em que quantifica suas conquistas no seu currículo, você terá uma grande vantagem no mercado.

veja-10-principais-habilidades-para-colocar-no-curriculo-em-2024-02

Veja 10 habilidades para colocar no seu currículo

1. Pensamento criativo

Os empregadores precisam de profissionais dispostos a pensar fora da caixa e confiantes para expressar suas ideias e sugestões. Embora, no momento, isso nem sempre seja bem recebido, parece haver uma mudança contínua entre líderes que estão reconhecendo a importância da inteligência emocional e fornecendo espaços abertos e seguros para que os trabalhadores questionem o status quo e apresentem suas perspectivas. À medida que essa mudança continua, sua criatividade será de grande valor no ambiente profissional e pode ser fundamental para garantir soluções econômicas e eficientes, independentemente da sua função específica.

2. Pensamento analítico

Você está confiante ao analisar grandes quantidades de dados de várias fontes para chegar às suas próprias conclusões e tomar decisões baseadas nesses dados? Se você já usou essa habilidade em funções anteriores, inclua exemplos disso em seu currículo. Além disso, se você usou alguma ferramenta específica de análise de dados ou possui alguma certificação relacionada a essa habilidade, poderá marcar mais pontos com o recrutador.

3. Alfabetização tecnológica

A alfabetização tecnológica se refere à compreensão e uso prático de ferramentas digitais de maneira ética. Embora, é claro, as ferramentas tradicionais do Microsoft Office, como Word e PowerPoint, sejam amplamente utilizadas e tenham seu valor, adquirir conhecimento avançado de Excel, Power BI ou outras ferramentas de ponta ou mais recentes, incluindo o próprio Copilot da Microsoft, pode te ajudar a se destacar como um candidato relevante e torná-lo um profissional mais atraente.

4. Curiosidade e aprendizagem contínua

Uma atitude de curiosidade é essencial para os profissionais hoje. Sem um desejo contínuo de aprender ao longo da vida, seu conjunto de habilidades se tornará obsoleto e você não conseguirá se adaptar de forma eficaz. Portanto, isso significa que você terá menos valor para os empregadores e terá menos probabilidade de ser promovido ou receber um aumento salarial.

5. Resiliência, flexibilidade e agilidade

Resiliência e flexibilidade ficaram em quinto lugar na lista do Fórum Econômico Mundial, e o relatório de Habilidades Mais Demandadas de 2024 do LinkedIn destacou a adaptabilidade (agilidade) como a “habilidade do momento” em 2024. As empresas querem ver exemplos de situações em que você navegou por mudanças de forma eficaz e conseguiu ter sucesso diante das dificuldades. Quais passos você tomou para ser resiliente e ágil no trabalho?

6. Pensamento sistêmico

O pensamento sistêmico é uma abordagem diferenciada para a resolução de problemas. Ele ajuda a avaliar como diferentes problemas se relacionam entre si como parte de um sistema amplo e interconectado. É uma visão holística que considera as interdependências e pode ser útil em funções como gerenciamento de projetos, saúde, varejo, manufatura, gestão de mudanças e liderança em grandes estruturas organizacionais.

7. IA e Big Data

Uma compreensão da IA ​​(inteligência artificial), de modelos de linguagem grandes e big data (conjuntos de dados complexos e volumosos) pode ser útil para capacitar os empregadores a enfrentar um de seus maiores desafios de hoje: implementar IA nos seus fluxos de trabalho e produtos.

8. Motivação e autoconsciência

São habilidades essenciais para profissionais remotos e híbridos, pois você precisará ter motivação suficiente para gerenciar sua carga de trabalho e seu tempo. Aliás, você também precisa estar suficientemente autoconsciente para reconhecer onde seu desempenho pode melhorar e o que você pode fazer para isso.

Talvez você não mencione explicitamente essas habilidades no seu currículo, mas pode trazer exemplos específicos de quando demonstrou iniciativa por meio da autoconsciência, buscando treinamento ou qualificação adicional. Além disso, outra opção é mencionar como você gerencia sua carga de trabalho e prioriza tarefas e reuniões com eficiência.

9. Gestão de talentos

As empresas estão buscando mais profissionais com experiência em gestão de talentos não apenas na atração e recrutamento. Mas no desenvolvimento de pessoas, gestão de desempenho e formação contínua. Esse não é um conjunto de habilidades restrito apenas aos profissionais de recursos humanos. Sendo assim, se você quer uma posição de liderança ou gestão, precisa ter alguma noção disso.

10. Orientação de serviço e atendimento ao cliente

Ocupando o 10º lugar na lista de competências em ascensão do Fórum Econômico Mundial, o atendimento ao cliente continua a ser uma preocupação fundamental e uma prioridade para os empregadores. A inteligência artificial pode substituir muitas das funções mais básicas de atendimento ao cliente, como responder perguntas frequentes e resolver dúvidas gerais. Mas construir relações com os clientes continua a ser uma competência que os robôs não conseguem realizar, pois requer níveis mais profundos de compreensão, confiança e conhecimento humano.

As empresas não vão saber se você tem essas habilidades ou não, a menos que você coloque no seu currículo. Não presuma que você pode demonstrar essas habilidades na entrevista. Assim, sem menção adequada a essas competências na fase de triagem, pode não haver entrevista alguma.

Fonte: forbes