No momento, você está visualizando DIA LIVRE DE IMPOSTOS: Varejo oferece descontos de até 70% nesta quinta-feira (29)
Na quinta-feira (29), consumidores de todo o Brasil, terá um dia livre de impostos, com descontos em varejos. Foto: Freepik

DIA LIVRE DE IMPOSTOS: Varejo oferece descontos de até 70% nesta quinta-feira (29)

Amanhã, quinta-feira (29), os consumidores de todo o país, terão descontos no varejo, com o cancelamento dos impostos, confira

Nesta quinta-feira (29), consumidores em todo o Brasil poderão aproveitar o Dia Livre de Impostos, uma ação que permite a compra de produtos e serviços do varejo sem a cobrança dos impostos embutidos nos preços, tendo descontos nas compras. Sobretudo, a iniciativa acontece em estabelecimentos dos 26 estados e do Distrito Federal, oferecendo uma oportunidade única para economizar.

Organizado há 19 anos pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), o Dia Livre de Impostos oferece descontos que, em alguns casos, podem chegar a até 70% do valor final dos produtos e serviços.

O Dia Livre de Impostos tem como objetivo conscientizar a população, o poder público e o varejo sobre a alta carga tributária no Brasil e seu impacto no custo dos bens de consumo. Segundo a CNDL, a iniciativa reforça a necessidade de um sistema tributário mais justo, eficiente e menos burocrático. Capaz de aumentar a competitividade e reduzir as desigualdades sociais no país.

Mais de 100 mil estabelecimentos, incluindo lojas de rua, shopping centers, restaurantes, prestadores de serviços e postos de gasolina. Em aproximadamente 1.500 cidades brasileiras, participam do Dia Livre de Impostos.  Portanto, a organização espera que mais de 2 milhões de consumidores aproveitem as ofertas nesta data especial.

Contudo, varejistas interessados em participar do Dia Livre de Impostos podem cadastrar seus estabelecimentos gratuitamente no site oficial do evento.

Sobre os impostos

Por fim, veja duas curiosidades sobre os impostos.

  • Imposto sobre Barbas e Mictórios: ao longo da história, governos criaram impostos sobre coisas bastante inusitadas. Na Inglaterra, o rei Henrique VIII instituiu um Imposto sobre Barbas no século XVI, com a taxa variando de acordo com a posição social do cidadão. Quem quisesse manter a barba, pagava mais! Já no Império Romano, o imperador Vespasiano (século I d.C.) criou um imposto sobre a coleta de urina nas latrinas públicas. Isso porque a amônia presente na urina era usada em diversas indústrias, como a de lavanderias e curtumes. Acredita-se que, devido a esse imposto, surgiu a famosa expressão latina “pecunia non olet” (dinheiro não tem cheiro).
  • O Imposto de Renda e a Guerra: o Imposto de Renda, hoje uma das principais fontes de arrecadação em muitos países, teve sua origem oficial na Inglaterra em 1799. Ele foi criado por William Pitt, o Novo, para ajudar a financiar as guerras napoleônicas. Ou seja, um imposto que hoje é fundamental para o orçamento de nações inteiras nasceu de uma necessidade pontual de guerra.

Fonte: infomoney