Você está visualizando atualmente Vacina Meningocócica ACWY tem público ampliado em Dourados
As doses da vacina meningocócica estão disponíveis nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) em Dourados

Vacina Meningocócica ACWY tem público ampliado em Dourados

A única forma de controlar a doença meningocócica é manter altas as coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes

A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Imunização, informa que a aplicação de algumas vacinas passaram por ampliação na faixa etária do público-alvo, sendo assim seguindo o direcionamento do Ministério da Saúde, até junho de 2023, a dose da vacina Meningocócica ACWY passa a abranger pessoas de 11 a 14 anos de idade e a HPV4 (quadrivalente) para meninas e meninos de 9 a 14 anos.

Antes da mudança, a vacinação da Meningocócica ACWY era direcionada para adolescentes de 11 e 12 anos de idade; e a quadrivalente era destinada para meninas de 9 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos. A vacina , também conhecida como vacina tetravalente, protege contra os meningococos dos sorogrupos A, C, W, Y. Quando tomar: a vacina pode ter a aplicação a partir dos 2 meses de idade. Iniciando aos 3 meses, há necessidade de uma segunda dose ao 5 meses e reforço aos 5 e 11 anos

“ Assim, o que vem sendo observado é que devido a baixas coberturas vacinais, desde 2016, piorando com a chegada da pandemia. É um aumento do adoecimento de inúmeras crianças e jovens em relação a doenças meningocócicas. Por isso, entendendo a necessidade de vacinação e de coibir o aumento da doença, o Ministério da Saúde amplia a oportunidade da vacina contra as doenças meningocócicas”, explica Edvan Marcelo Marques, responsável pelo Núcleo de Imunização.

Portanto, a única forma de controlar a doença meningocócica é manter altas as coberturas vacinais tanto na população infantil como em adolescentes.

Sendo assim, as doses da vacina meningocócica estão disponíveis nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) em Dourados :

Meningocócica ACWY – adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos de idade
HPV4 (quadrivalente) – meninas, meninos e adolescentes de 09 a 14 anos de idade.

Fonte: Prefeitura de Dourados