Previsões indicam o que devemos ver como tendência tecnológica no próximo ano
O fim do ano está chegando e, acompanhado dele, vêm as tradicionais “previsões” do que será tendência tecnológica em 2022 em diferentes setores e indústrias. No ramo da tecnologia, os institutos de pesquisa e consultorias realizam levantamentos para descobrir o que o próximo ano reserva de inovação tecnológica.
A computação em nuvem também terá um crescimento considerável. A cloud computing estará mais consolidada e guardará uma maior carga de dados. Isso significa que mais empresas utilizarão esse modelo para seus processos de trabalho.
IA não é só coisa de filme de ficção científica. Muito pelo contrário. Segundo uma pesquisa da Gartner, a engenharia de IA automatizada estará em alta em 2022.
Essa nova área de TI é responsável pela atualização de dados, modelos, aplicativos e sistemas avançados baseados em softwares inteligentes.
Pandemia também ajudou a estabelecer nova tendência tecnológica
Uma coisa que aprendemos com a pandemia de Covid-19 foi reinventar procedimentos comuns da nossa rotina para evitar o contato físico com outras pessoas. Essas mudanças incluem também a saúde.
As visitas aos consultórios médicos, por exemplo, foram dificultadas nesse novo contexto e a telemedicina ganhou força. Os profissionais de saúde descobriram as potencialidades da internet, pois constataram que as consultas online podem funcionar.
A cada ano fica mais fácil o compartilhamento de dados, afinal, há uma imensidão de aplicativos disponíveis para troca de informações pessoais e profissionais. No próximo ano isso não será diferente.
A empresa de consultoria empresarial Deloitte apontou que as novas tecnologias de negócios e produtos irão simplificar o compartilhamento de dados entre organizações.
Assim, em 2020 e 2021 ouvimos muito essas duas palavras: trabalho híbrido – a transição do trabalho remoto para o presencial, no qual os profissionais podem trabalhar de casa em alguns dias e, em outros, no espaço físico da empresa.
No início da pandemia, por exemplo, as organizações mudaram seus modelos de trabalho para o remoto, por isso muitas pessoas acreditavam que isso duraria apenas o período de isolamento.
No entanto, não é isso o que está acontecendo. Assim, diversas empresas e profissionais entendem o trabalho remoto e o trabalho híbrido como uma nova possibilidade de execução das funções.