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O serviço de Teleinterconsulta Sesau está sendo ampliado e passa a estar presente em doze unidades da Atenção Primária.

AGILIDADE: Teleinterconsulta já está presente em 12 unidades na Capital MS

O serviço é para os pacientes que tenham indicação do médico da unidade básica

O serviço de Teleinterconsulta em MS da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está sendo ampliado e passa a estar presente em doze unidades da Atenção Primária, com a oferta de atendimentos em cinco especialidades médicas. Contudo, a mais recente unidade a receber o serviço foi a USF Jardim Presidente, inaugurada no mês passado.

Assim, desde que foi implantado, ou seja, em dezembro de 2021, o Programa Municipal de Teleinterconsulta já auxiliou no atendimento de centenas de pacientes que tiveram acesso a consulta com médicos especialistas perto de casa e sem fila de espera.

“O serviço tem dado uma resposta muito positiva, contribuindo para proporcionar ao paciente um atendimento especializado sem precisar aguardar por muito tempo. Mas, outro fator importante que esse paciente atendido no seu território, não tendo a necessidade de se deslocar a um centro especializado, que muitas vezes está a quilômetros da sua residência”, destaca o secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites.

Nesta semana, o secretário visitou as instalações dos serviços de Telinterconsulta e de Teleatendimento e conversou com os servidores sobre a importância do trabalho desenvolvido.

Sendo assim, através da web conferência, o profissional de saúde utiliza estratégias de atendimento compartilhado entre paciente, médico assistente e especialista.

A Capital foi a primeira cidade de Mato Grosso do Sul a instituir o programa na Atenção Primária.

Atendimentos

Considerando que o serviço voltado a atender pacientes pertencentes a área de abrangência de cada unidade, hoje o Teleinterconsulta contempla mais de 100 mil pessoas.

Dessa forma, o quantitativo referente a estimativa de usuários que atendidos nas unidades onde o programa está implementado.

O programa prevê ainda a qualificação dos encaminhamentos para a atenção especializada, diminuição do tempo de espera para o atendimento especializado presencial, atuando na queda da demanda reprimida nos deslocamentos dos usuários, reduzindo gastos com transporte.

Inicialmente, o serviço implementado em duas unidades de saúde:

USF Moreninhas e USF Tiradentes e  expandido para outras dez unidades: USF Batistão, USF Coophavila II, USF Noroeste, USF Oliveira II. Assim como, USF Santa Emília, USF Vida Nova , USF Jardim Itamaracá, USF Serradinho. Além das unidades da USF Paulo Coelho Machado e  USF Jardim Presidente.

Por isso, a expectativa ampliar a oferta de atendimentos especializados através da Teleinterconsulta para todas as 74 unidades de saúde que compõem a Atenção Primária.

Outras especialidades poderão ser inclusas, tais como:  alergia e imunologia, angiologia, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, hematologia, infectologia, mastologia, pneumologia, neurologia, oftalmologia e urologia.

A implantação da Teleinterconsulta  é fruto da parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com o Laboratório de inovação na atenção primária à saúde (INOVAAPS) e o Laboratório de inovação tecnológica em saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS).

 

Fonte: ms.gov