Na confusão em torno do aeroporto, Farista Rahmani foi separada de seu bebê de 2 meses, Hadiya Rahmani, e de seu marido Ali Musa Rahmani
As forças de segurança ursas servindo no Aeroporto Internacional de Cabul Hamid Karzai, no Afeganistão, estão dando um exemplo para o mundo ao estender a mão para ajudar todos os necessitados na região. Imagens de desespero, nesse sentido, são vistas em todo o mundo. Soldados turcos cuidaram de um bebê de 2 meses que foi separado de sua mãe no tumulto no aeroporto.
A espera esperançosa em torno do aeroporto de Cabul continua para aqueles que querem deixar o país depois que o Talibã assumiu o controle. Milhares de pessoas, incluindo mulheres e crianças, passam a noite no posto de controle do aeroporto esperando que os procedimentos de evacuação sejam concluídos.
Bebê afegão de 2 meses, Hadiya Rahmani
Enquanto milhares de pessoas nos portões de controle esperam em condições difíceis para serem evacuadas do país, as forças de segurança turcas no aeroporto estão dando um exemplo para o mundo ao estender a mão para ajudar os necessitados. Os soldados turcos, que distribuem água e comida aos que estão esperando, também estão interessados no processo de evacuação.
Na confusão em torno do aeroporto, Farista Rahmani foi separada de seu bebê afegão de 2 meses, Hadiya Rahmani, e de seu marido Ali Musa Rahmani. Como os pertences do bebê ficaram com a mãe, os militares turcos ajudaram o pai, que esperava desesperado no portão norte dentro da linha militar.
O soldado turco, que trouxe o pai e o bebê para a zona segura, limpou o traseiro do bebê e o alimentou. O bebê foi posteriormente entregue ao pai.
Fim à guerra de 20 anos
A ofensiva do Taleban começou para valer em maio deste ano, quando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a retirada total das tropas americanas. O grupo armado retomou a maior parte do campo, mas na última semana e meia estabeleceu seu controle sobre todas as grandes cidades em uma rápida e impressionante ofensiva militar que pegou a comunidade internacional de surpresa.
Em uma dramática reviravolta nos acontecimentos que pôs fim à guerra de 20 anos, os militares afegãos desabaram diante da ofensiva relâmpago do Taleban, assim como seu governo em Cabul sob o ex-presidente Ashraf Ghani, que fugiu do país Domingo e agora está nos Emirados Árabes Unidos.
A vitória militar do movimento armado no domingo levou a uma evacuação caótica e frenética de todos os estrangeiros pertencentes aos EUA, Reino Unido e países da OTAN no Afeganistão com helicópteros transportando cidadãos das embaixadas para o aeroporto.
Afegãos também inundaram o aeroporto, desesperados para fugir do país enquanto aumenta a incerteza sobre como o Taleban governará. Muitos civis morreram tentando fugir agarrando-se a aeronaves, para depois despencar para a morte. Outros morreram sufocando devido a uma debandada no terminal de embarque.
Ft: dailysabah