Com início previsto para este ano, o curso terá 40 vagas para formar tecnólogos
Atualmente a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) anunciou a criação do curso de Tecnologia em Silvicultura, que será ofertado temporariamente no município de Ribas do Rio Pardo. Nesse sentido, a novidade teve oficialização (16), por meio do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul.
Com início previsto para este ano, o curso de Silvicultura da UEMS em Ribas terá 40 vagas, sendo até 50% destinadas a empresas conveniadas, conforme acordo firmado entre a UEMS, a Suzano S/A e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funaepe).
Assim, o curso tem como objetivo formar tecnólogos especializados no manejo sustentável de florestas, abordando técnicas naturais e artificiais de restauração florestal.
Entre as disciplinas da grade curricular estão biologia celular, ecologia florestal, matemática e física aplicadas, garantindo uma formação prática e alinhada às demandas do mercado.
A graduação ocorrerá na modalidade presencial e é parte de um modelo conhecido como “fora de sede”, criado pela UEMS para atender demandas específicas de regiões do estado.
O título de tecnólogo é uma qualificação de nível superior reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).
O curso se destaca por sua curta duração e foco em áreas estratégicas do mercado de trabalho. Como o setor florestal, que tem grande relevância na economia local.
Inscrições para curso de Silvicultura
Por fim, as datas para as inscrições ainda não foram divulgadas. Os interessados devem acompanhar as atualizações no site oficial da UEMS e no Diário Oficial do Estado para mais informações sobre o processo seletivo.
Saiba mais sobre a Silvicultura
A silvicultura é a ciência do cultivo de florestas. Hoje, ela tem composição basicamente de florestas plantadas com o propósito de extração de matérias-primas. A cultura envolve o manejo do solo e das condições climáticas, a seleção de material genético para o plantio, o controle de pragas, a extração e replantio das árvores, entre outros.
Fonte: UEMS