Será no Parque Vacaria; entre as ações do Outubro Rosa a disponibilidade de diversos exames preventivos, ultrassons, testes rápidos para rastreamento de HIV e outras doenças
A Prefeitura Municipal de Sidrolândia (MS) abre neste sábado (2) a partir das 14 horas no Parque do Vacaria, a programação do Outubro Rosa, mês dedicado às ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero.
A princípio, ao todo, 150 mulheres realizaram a inscrição para participar das atividades. Entre elas, zumba, caminhada, tirolesa, que é uma parceria com o Corpo de Bombeiros. Bem como, alongamento, curso de defesa pessoal e FitDance.
O evento de abertura da campanha contará com atividades físicas e apresentações musicais com Meire Soares, Rene Ramirez e Thamiris Pereira, além de brinquedos para as crianças. A coordenadora de políticas públicas para as mulheres, Natalia Souza, lembra que é importante o uso de máscara e protetor solar devido ao calor, e aconselha as pessoas a levarem suas garrafas com água para hidratação.
Diversos exames médicos
Durante todo o mês, as unidades bases de saúde vão ter um “Dia D” das ações do Outubro Rosa, quando moradores poderão fazer o preventivo, teste rápido para rastreamento de HIV, sífilis e hepatites, além das orientações sobre o autoexame. Aliás, haverá extensão do horário de atendimento (das 17 às 21 horas) no Centro de Especialidades Médicas para fazer preventivo, ultrassom e teste rápido.
Este atendimento em horário prolongado será as quartas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27 de outubro. Nos dias 15 e 30 este mesmo serviço acontecerá no Bafo da Onça, Assentamento Eldorado.
Conforme solicitado pela Prefeita Vanda Camilo, todas as secretarias estarão envolvidas para fortalecer a campanha e atingir o maior número de mulheres possíveis. “A ideia é promover o autocuidado da mulher. Com intuito dela se olhar e cuidar de si mesma, fazer o autoexame e não deixar de visitar o médico regularmente”, relatou Natalia Souza.
Quando: Sábado, dia 2/10
Horário: a partir das 14h
Local: Parque do Vacaria, Av. Antero Lemes da Silva, 2502 – Res. Sol Nascente, Sidrolândia – MS
Outubro Rosa, como surgiu?
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. Assim, o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Desse modo, este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
Laço rosa
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, nesse sentido, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura. A ação aconteceu em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Então, em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.
Portanto, todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Ou seja, para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).