Sebrae-MS promove mutirão do MEI até dia 30
Para ajudar os microempreendedores individuais a começarem o ano com as pendências resolvidas, o Sebrae-MS promove, até 30 de janeiro, o Mutirão do MEI. São 85 pontos de atendimento em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, distribuídos entre as unidades do Sebrae e parceiros, como Salas do Empreendedor e Associações Comerciais, abrangendo 59 municípios do estado. A ação é voltada à categoria de pequenos negócios de maior representatividade: atualmente, o estado soma 168 mil MEIs ativos, segundo dados da Receita Federal.
De acordo com a diretora-técnica do Sebrae-MS, Sandra Amarilha, o objetivo do mutirão vai além da regularização de débitos: também orienta sobre planejamento e obrigações fiscais do início do ano. “Janeiro concentra datas importantes e regras que impactam diretamente o MEI. Por isso, o Sebrae está novamente ao lado do empreendedor, oferecendo atendimento gratuito em serviços essenciais para que os empresários possam começar o ano com as contas em dia e, assim, direcionar sua energia para o crescimento da empresa e novas oportunidades”, afirma.
Em janeiro, alguns desses compromissos incluem, antes de tudo, a opção pela permanência no Simples Nacional em 2025. Isso vale para quem ultrapassou o limite de faturamento anual. Além disso, há o envio da Declaração Anual (DASN-SIMEI). Em seguida, ocorre o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Ele vence todo dia 20.
A categoria MEI permite, primordialmente, faturamento anual de até R$ 81 mil. Do mesmo modo, garante vantagens como CNPJ, emissão de notas fiscais e direitos previdenciários. Isso inclui aposentadoria, auxílio-doença, entre outros.

Serviços oferecidos
Durante o atendimento no Mutirão do MEI, são disponibilizados, antes de tudo, serviços gratuitos. Entre eles, destacam-se, primordialmente, a regularização de débitos. Além disso, há orientação sobre reenquadramento e permanência no Simples Nacional. Em seguida, oferecem-se informações sobre prazos e obrigações fiscais. Por fim, realizam-se emissão de documentos e formalização. Além disso, empreendedores com qualquer tipo de dúvida podem procurar os postos para esclarecimentos.
Entre os 85 pontos de atendimento, algumas opções são, antes de tudo, as unidades do Sebrae. Em Campo Grande, há a Sede, o Sebrae Parati/Aero Rancho e o escritório no Pátio – o Shopping do Centro. O horário funciona das 8h às 17h. Já nas unidades do interior (Bonito, Corumbá, Coxim, Dourados e Três Lagoas), o atendimento será das 8h às 12h. Além disso, ocorre das 14h às 17h. Dúvidas também podem ser esclarecidas, primordialmente, pela Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800.
A lista completa dos pontos e os horários de funcionamento podem ser consultados no portal oficial do Sebrae-MS.
Unidades Sebrae em Mato Grosso do Sul
Bonito
Sebrae Bonito e Polo Sebrae de Ecoturismo (Cel Pilad Rebua, 2480)
Campo Grande
· Sede (Av. Mato Grosso, 1.661)
· Sebrae Parati/Aero Rancho (R. da Divisão, 545)
· Pátio – o Shopping do Centro (R. Mal. Rondon, 1380 – Centro)
Corumbá
Centro Sebrae Pantanal (Av. Rio Branco, 1180)
Coxim
Sebrae Coxim (Av. Salgado Filho, 105)
Dourados
Sebrae Dourados (R. Joaquim Teixeira Alves, 4705 – Vila Industrial)
Três Lagoas
Sebrae Três Lagoas (R. Zuleide Pérez Tabox, 826)
Fonte: Ascom Sebrae MS



