O Dia do Veganismo foi criado para homenagear o 50º aniversário da fundação desse movimento de organização
O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, todas as formas de crueldade e exploração com os animais, por meio da alimentação, do vestuário, dos cosméticos e de diversas outras finalidades, contudo, você sabe qual é o Dia Mundial do Veganismo?
Comemorado em 1 de novembro, desde 1994, ano em teve a criação por Louise Wallis, presidente da The Vegan Society, na Inglaterra, o Dia Mundial do Veganismo é muito importante para a sociedade. Para você entender um pouco mais sobre esse movimento, desenvolvemos um guia completo, repleto de dicas. Você não pode deixar de conferir!
Um pouco de história
O Dia do Veganismo foi criado para homenagear o 50º aniversário da fundação desse movimento de organização e para comemorar a criação dos termos “veganismo” e “vegano”.
A organização era composta por um pequeno grupo de pessoas vegetarianas que se separaram da Sociedade Vegetariana de Leicester, na Inglaterra, para formar a Sociedade Vegana. Você sabia disso?
Além de deixar de comer carne, esse pequeno grupo da organização parou de consumir quaisquer outros produtos de origem animal, como alimentos, roupas, calçados, produtos de beleza e remédios.
Afinal, qual é a diferença entre veganismo e vegetarianismo?
Apesar de as pessoas que praticam ambos movimentos não consumirem carne, há diversas diferenças na dieta de quem segue cada um desses estilos de vida.
Pessoas vegetarianas apenas optam por não incluir carne animal nas refeições. Contudo, há ramificações no vegetarianismo. Aliás, é possível encontrar indivíduos lactovegetarianos, ovolactovegetarianos, ovovegetarianos e vegetarianos estritos.
Já no veganismo, não há diferentes ramificações. Portanto, pessoas que optam por essa dieta evitam tudo de origem animal, indo além dos alimentos.
Por que o Dia Mundial do Veganismo é importante?
O Dia do Vegano é muito importante para a sociedade. Afinal, por meio desse estilo de vida, é possível contribuir para um futuro, tornando o ambiente mais sustentável.
Um estudo realizado por pesquisadores na Universidade de Oxford descobriu que cortar carne animal e produtos lácteos reduz a pegada de carbono de um indivíduo em até 73%.
No Dia Mundial do Veganismo, também é possível inspirar outras pessoas a contribuírem com o meio ambiente de forma simples e prática. Assim, com pequenos passos, dá para ver grandes mudanças futuras. Você já pensou em optar por esse estilo de vida?
Comece aos poucos
Agora que você já sabe a importância do veganismo, que tal começar com pequenas ações? Aos poucos, deixe de consumir os produtos e as comidas desenvolvidos a partir dos animais. Assim, gradualmente, você conseguirá entrar nesse novo estilo de vida.
Opte por produtos veganos
Para manter sua pele saudável e ainda contribuir para um mundo mais amigável, opte por produtos veganos de skincare e bodycare. Os itens são desenvolvidos sem qualquer ingrediente ou material de origem animal, além de não contarem com substâncias tóxicas e prejudiciais à natureza.
Desde que tenha resultados clinicamente comprovados, os produtos veganos ajudam a cuidar da pele de maneira eficiente. Para contribuir ainda mais com o meio ambiente, escolha marcas que trabalham com embalagens sustentáveis.
Como saber se um produto é vegano?
Antes de adquirir um produto, é preciso entender um pouco melhor sobre o que há na composição. Geralmente, no site, as marcas disponibilizam os ingredientes utilizados em cada item, além de especificações, mostrando para o consumidor se o artigo é vegano.
Outra maneira de descobrir se o produto é vegano é verificar se há algum símbolo especificando o desenvolvimento da produção na embalagem. No entanto, caso não encontre nada, pesquise mais a fundo na internet e leia as recomendações de outros consumidores.
Fonte: biossance