Depois de bombar no Tiktok, o drink leve e refrescante saiu da bolha da Itália para o mundo; veja como fazer
TikTokers e blogueiros de gastronomia declararam o Hugo Spritz como o drink de verão europeu de 2023, uma mistura de prosecco e licor de flor de sabugueiro, elogiada por seu baixo teor alcoólico e sabor refrescante.
No mundo, as pessoas começaram a buscar online pelo drink no final de fevereiro, mas o interesse aumentou em junho até atingir seu auge na primeira semana de julho, de acordo com dados do Google.
Mas o que explica a popularidade do drink nesse momento? A “Better Homes & Gardens” atribuiu ao foco renovado da cultura pop na Itália. Especialmente por meio de programas de televisão como “The White Lotus” e “Searching for Italy”, de Stanley Tucci. Mas outros dizem que é simplesmente o momento em que o continente americano se apaixonou pelos spritzes.
´Por isso, os Spritzes existem, pelo menos, desde o século 19, possivelmente até antes. Em sua forma mais simples, eram uma mistura de vinho branco e água, primeiro sem gás e depois com gás.
Então, o Hugo Spritz é de uma safra muito mais recente, por volta de 2005.
O coquetel italiano, fácil de fazer e refrescante, tornou-se um sucesso internacional para a hora do aperitivo no verão e, no apres-ski, em lounges e bares das regiões alpinas. Será que a moda pega no Brasil?
Como fazer um Hugo Spritz o drink do verão
Embora as receitas de spritz tradicionalmente usem a proporção 3-2-1, o que significa 90 ml de prosecco, 60 ml de aperitivo (como bitters, licores e vermutes) e 30 ml de água com gás, a maioria das receitas online do Hugo Spritz é ligeiramente diferente.
Sendo assim, para fazer a bebida do verão, primeiro encha uma taça de vinho até a metade com gelo. Depois despeje 15 ml de licor de flor de sabugueiro como o St-Germain, ou xarope, se preferir uma versão com menos álcool. Em seguida, adicione 120 ml de prosecco e 15 ml de água com gás.
Bartenders recomendam que você mexa e decore com uma fatia de limão e hortelã fresca antes de servir. Se você quiser deixar a bebida um pouco mais forte, algumas receitas recomendam adicionar 15 ml de gin.
Fontes: forbes, bartenderstore,