Você está visualizando atualmente SAE Dourados participa de Seminário de Pesquisa em Enfermagem
A Comissão Municipal da SAE de Dourados participou, do 22º Seminário de Pesquisa em Enfermagem, que foram realizados em Curitiba.

SAE Dourados participa de Seminário de Pesquisa em Enfermagem

Evento em Curitiba reuniu autoridades de Saúde, profissionais e acadêmicos

A Comissão Municipal da SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem) de Dourados participou, no fim de julho, do 22º Seminário de Pesquisa em Enfermagem (SENPE) e o 3º Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem (SINPE).

Dessa forma, os eventos realizados em Curitiba e  organizados pelo Ministério da Saúde, ABEN (Associação Brasileira de Enfermagem) e ABEN-PR.

Nos encontros, os profissionais de saúde discutiram “Pesquisa em Enfermagem no diálogo com as dinâmicas globais”.

Por isso, a Saúde de Dourados contou com as representantes da SAE Ma Enf Claudia Janayna Carollo e Dra Cássia Reis Barbosa. Segundo elas, foram dias de reflexões e construção coletiva de conhecimento em consonância com a defesa do SUS universal e público.

“Podemos levar nossa experiência e contribuir com nossos produtos de pesquisa , os Subconjuntos CIPE de autoria da Comissão SAE, que está atuante desde 2015 em Dourados, bem como demonstrar como tem-se feito a aplicação e registro na prática do profissional enfermeiro do Processo de Enfermagem”, explica Cláudia Carollo.

Dourados Seminário de Pesquisa em Enfermagem

Nas reuniões com autoridades da área do Ministério da Saúde, foram criados grupos de trabalho para discussão, análise e implementação do que é proposto pela atualização da Resolução do Cofen 358/2009 e a ISO18104 na prática profissional, integrando campos da pesquisa, da docência e ou da assistência, mediadas por novas ferramentas tecnológicas, as quais citamos aqui o registro da Consulta pelo Enfermeiro no Sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão- PEC.

“Com certeza virão muitas novidades boas para a categoria e consequentemente para a assistência de enfermagem prestada a toda população”, completa Cássia Barbosa.

Anna Nery deixou um legado

O legado de Anna Nery é de grande importância para a enfermagem brasileira. Sua atuação como enfermeira voluntária durante a Guerra do Paraguai evidenciou a necessidade de profissionalizar a área, contribuindo para a valorização e o reconhecimento da enfermagem no Brasil.

 

Fonte: pm dourados