“Sabores dos Sertões 2022 Estrela Sebrae 50 + 50” em Campo Grande (MS).
Batizado como “Tapioca Pantaneira”, o prato que contém uma tapioca com mandioca, do estabelecimento Ju Mani Tapiocaria, o vencedor do concurso gastronômico. Então, a ação integra a 30ª edição do Rally dos Sertões e tem a parceria do Sebrae, com o objetivo de dar visibilidade e divulgar a culinária típica das cidades integrantes da rota do Rally. No total, o evento passa por 14 municípios, do Sul ao Norte do Brasil, contemplando os mais diversos biomas e ecossistemas.
Na etapa de Campo Grande foram 13 pratos inscritos. Todos deveriam conter como ingrediente típico a mandioca, podendo ser utilizada em pratos doces ou salgados. Mas, depois de divulgadas as opções, o público elegeu os melhores em uma votação on-line, que somou mais de 840 votos. Conquistou o primeiro lugar, com 287 votos, a Ju Mani Tapiocaria, seguida pelos estabelecimentos Café Beltrão, que ficou em segundo, e Zaia Restaurante, em terceiro.
A proprietária da Ju Mani Tapiocaria, Julineia Quirino Vieira, conta que o prato já fazia parte do seu cardápio e é o mais solicitado pelos clientes. Na receita, a massa de tapioca é feita com mandioca, carne de sol, muçarela e banana frita na manteiga.
“Estou muito feliz. Quando entrei no concurso, fiquei com medo achando que não ia ganhar, mas então vi todo mundo votando. É um prato simples, porém, feito com muito amor. Por isso, creio que o concurso vai ajudar muito a minha empresa, dar visibilidade”, disse, emocionada, após conferir o resultado.
O renomado chef Olivier Anquier participou da cerimônia de premiação
Então, quando prestigiou cada um dos estabelecimentos finalistas. Além dele, autoridades locais foram conferir o resultado no espaço do Sebrae no Rally dos Sertões.
Como parte da premiação, a vencedora recebeu troféu e um selo de reconhecimento, além de um espaço em um guia especial de comemoração dos 50 anos do Sebrae, com veiculação nacional. “Esse concurso comemora os 30 anos de Rally dos Sertões e os 50 anos de Sebrae.
Entretanto, promovemos esse concurso para valorizar a gastronomia local e os pequenos negócios. O vencedor também garante a presença em um guia, de reconhecimento nacional, que vai compor a receita do prato, o modo de fazer e o que o chef pensou ao elaborar o prato”, afirma a analista-técnica do Sebrae/MS Vânia Bispo Torraca.
Para os outros estabelecimentos que dividiram o pódio com a tapioca de mandioca, participar do concurso trouxe reconhecimento. De acordo com a proprietária do Zaia Restaurante, Pedrina Lira, na terceira posição, a iniciativa a aproximou ainda mais dos clientes.
Por isso, ela criou um prato específico para participar do concurso, o “Escondidinho Sertanejo”, que é feito com purê de mandioca, peito bovino defumado em lenha frutífera (brisket), recheado com requeijão cremoso, gratinado com muçarela e provolone e decorado com folhas de salsinha e pimenta biquinho.
O tapioca com mandioca, o prato vencedor
“Foi muito interessante participar do concurso gastronômico, porque trouxe uma integração com os nossos clientes, eles ficaram muito contentes com nossa participação e gostaram muito do prato. A gente servia o prato todos os dias do concurso e eles comeram o escondidinho e não sobrava nada”, comenta Pedrina Lira.
No segundo lugar, a empresária Karina Beltrão, dona do Café Beltrão, destaca que participar da ação foi desafiador, já que também elaborou um prato novo para o concurso. Intitulado “Minerim à lá pantaneiro”, trata-se de um bolinho de mandioca com recheio de carne do ovino pantaneiro, feito com o jeito “mineiro” de cozinhar. Para acompanhar a iguaria, molho, farofa crocante e um queijo gratinado.
“Foi desafiador ‘bolar’ um prato para um concurso tão grande e quisemos valorizar algo regional. Fizemos um bolinho de mandioca e colocamos no recheio ovino pantaneiro com um creme branco, com uma farofinha para acompanhar. É uma felicidade grande porque idealizamos o prato para este concurso, então é muito gratificante ter ficado entre os finalistas”, comemora Karina Beltrão.
Por exemplo, Costa Rica, em MS, também participa de concurso
O concurso gastronômico “Sabores do Sertões 2022 – Estrela Sebrae 50 + 50” recebeu a inscrição de 167 restaurantes em 14 cidades, em todo o país. Em cada uma delas, foram propostos ingredientes típicos de cada local. A ação computou mais de 11 mil votos.
Dessa forma, em Mato Grosso do Sul, a próxima etapa acontece em Costa Rica: entre 13 estabelecimentos, a cidade conhecerá o restaurante vencedor do concurso nesta terça-feira (30), no Centro de Eventos Ramez Tebet. Ao todo, participaram do concurso no estado 26 pequenos negócios.
Entre os dias 29 de julho a 21 de agosto, a população pode degustar pratos especiais produzidos por esses estabelecimentos, que evidenciaram ingredientes típicos e as especialidades deles, em preços promocionais. A lista completa dos empreendimentos participantes pode ser conferida na página oficial da iniciativa.
Sendo assim, a realização do concurso gastronômico contou com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MS), Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e Associação Comercial de Costa Rica.
Sobre o Rally
Para celebrar os 30 anos da competição e os 50 anos do Sebrae, a edição de 2022 é histórica, com o maior percurso do mundo em trechos cronometrados 4.811km de um total de 7.211km de rota, passando por Foz do Iguaçu (PR), Umuarama (PR), Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Costa Rica (MS), Barra do Garças (MT), São Félix do Araguaia (MT), Palmas (TO), Mateiros (TO), Bom Jesus (PI), Balsas (MA), Imperatriz (MA), Paragominas (PA) e Salinópolis (PA).
Para conferir a programação completa do Rally dos Sertões clique aqui e para mais informações acesse o site oficial sertoes.com
Fonte:agenciasebrae.