Reforma do espaço de acolhimento humaniza ambiente na Penitenciária Estadual de Dourados
Com o objetivo de tornar mais humano e acolhedor o ambiente destinado aos familiares de pessoas privadas de liberdade, foi realizada a reforma completa do espaço destinado ao acolhimento dos visitantes da PED (Penitenciária Estadual de Dourados). A iniciativa contou com o apoio da 1ª Vara Criminal da comarca.
Obra viabilizada com recursos próprios
A obra, viabilizada com recursos próprios, é parte de um esforço da gestão para reforçar os princípios de respeito, cuidado e dignidade dentro do sistema prisional. Segundo o diretor da penitenciária, Elias Costa Gomes, o projeto proporciona maior tranquilidade a essas pessoas. Isso impacta diretamente o ambiente dentro do cárcere e o processo de ressocialização.
Além disso, há bancos de concreto distribuídos sob cobertura e pontos de água e energia elétrica. Essas melhorias facilitam a permanência de visitantes que, muitas vezes, precisam montar barracas e passar a noite no local. Isso é especialmente importante para aqueles que chegam de municípios ou estados distantes.
A visitante I.B.E., que viaja semanalmente de Aral Moreira para visitar um familiar na penitenciária, celebrou as mudanças. “Agora temos mais dignidade. Muitas vezes chego na noite anterior para garantir a visita, e esse espaço faz toda a diferença”, agradeceu.
Além disso, a reforma é, acima de tudo, um avanço importante dentro da política de humanização da pena. Assim, está em consonância com o Programa Pena Justa.
Portanto, iniciativas como a reforma do espaço de acolhimento demonstram, acima de tudo, o compromisso com a valorização da dignidade humana. Assim, ao investir em melhorias estruturais, a gestão contribui, de maneira significativa, para fortalecer laços familiares e promover um ambiente mais respeitoso.
Além disso, é fundamental reconhecer que o cuidado com os visitantes reflete, de certo modo, no bem-estar de todos os envolvidos no sistema prisional. Dessa forma, a continuidade de ações voltadas à humanização representa não só um avanço, mas também um incentivo para transformar realidades e construir uma sociedade mais justa e solidária.
Fonte: Secom/Gov.ms