Você está visualizando atualmente GOVERNO MS: Reforçado o policiamento no período de festas em Campo Grande
Para promover a segurança da população de Campo Grande com o policiamento durante o período das festas de fim de ano Natal e Ano Novo.

GOVERNO MS: Reforçado o policiamento no período de festas em Campo Grande

Governo do Estado reforça policiamento durante período de festas em Campo Grande e demais cidades e, assim, garante os cuidados com a tranquilidade da população

Para promover a segurança da população de Mato Grosso do Sul durante o período das festas de fim de ano Natal e Ano Novo, a PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) iniciou a “Operação Boas Festas” com policiamento ostensivo em Campo Grande e interior.

Dessa forma, as ações, que começaram no dia 4 de dezembro, realizadas em Campo Grande e também nos municípios do interior do Estado, com reforço das equipes no policiamento preventivo em diferentes áreas das cidades.

Com aumento de circulação de pessoas, na Capital o trabalho tem foco na região central e também nos bairros, onde existem corredores comerciais e gastronômicos importantes.

O coronel, Emerson de Almeida Vicente, comandante do Policiamento Metropolitano em Campo Grande, explica que a “Operação Boas Festas teve início oficial no Estado no dia 4 de dezembro, mas o lançamento ocorreu na segunda-feira (11), na Capital.

Operação

“Reforçamos o policiamento no período de Natal e Ano Novo, com foco na prevenção de delitos e na redução de índices criminais proporcionando aumento as segurança e bem-estar da população. A operação ocorre em Campo Grande e no interior”, disse o coronel Almeida.

Então, a atuação da PM nas áreas comerciais na área central e nos bairros da Capital, segue o horário especial de funcionamento do comércio na cidade. Mas, o coronel também pontuou algumas dicas de segurança gerais, que devem ser observadas por consumidores e lojistas (veja abaixo).

Por isso, a operação desenvolvida a partir de dados sobre as áreas onde há maior necessidade de policiamento.

“Também temos atuação de parceiros, como a Guarda Civil Metropolitana (GCM), fazendo o policiamento juntamente com a PM. Planejamos a execução no Comando Geral da Polícia Militar, com a metodologia do batalhão virtual com todas as viaturas empenhadas e roteiro de trabalho pré-estabelecido”, explicou o coronel Almeida.

Equipes direcionadas

No roteiro as equipes direcionadas para áreas que precisam ser percorridas, pontos que devem permanecer, inclusive com o tempo necessário. Tudo foi previamente mapeado levando em conta os locais de grande circulação, áreas urbanas, corredores comerciais e gastronômicos.

A iniciativa inovadora integra a atuação da PM e da GCM. Ambos vão trabalhar em conjunto no planejamento e cumprimento de cartões programa, que são os locais definidos para realização de policiamento e proteção de pessoas e patrimônio público. Essa colaboração fortalecerá a resposta às ocorrências e garantirá uma presença mais efetiva em áreas estratégicas da cidade, durante o período.

“Estamos mobilizados no horário de funcionamento do comércio, que esta semana vai até 22h. É importante pontuar que não reduzimos o policiamento de rotina, do dia a dia da PM, que seja normalmente. Conseguimos trazer o pessoal que atua no administrativo, para somar. O incremento é de mais 130 a 160 policiais nas ruas”, disse o comandante.

O objetivo principal da “Operação Boas Festas 2023” é reforçar a presença policial e promover a segurança nas áreas urbanas e rurais. Além disso, prevenir e combater possíveis incidências criminais durante a temporada festiva. Assim também, proteger o patrimônio, bens, serviços, instalações públicas e bens de uso comum do povo.

Sendo assim, todos os bairros receberão reforço por meio de rondas ostensivas e ações educativas e preventivas.