Além disso, ouça seu corpo ele vai avisar quando precisar de comida. “Se você estiver fazendo refeições e lanches equilibrados mais cedo durante o dia, seu corpo tende a ser bastante eficiente em dizer quando é hora de jantar”, completa Caldwell.
Alimentos para evitar antes de dormir
Para garantir uma boa noite de sono e uma alimentação saudável, há uma lista de alimentos e evitados.
De acordo com Halperin, ingredientes gordurosos levam mais tempo para digeridos, e podem pesar no estômago quando consumidos tarde da noite.
Isso causa indigestão e afeta o sono. Caldwell acrescenta que alimentos com altos níveis de cafeína também podem perturbar seu descanso (por motivos óbvios).
Jantares tardios nem sempre fazem mal
Tudo isso significa que você precisa desistir daquela reserva difícil de conseguir ou dizer não ao aniversário de um amigo se passar das 19h? Não necessariamente.
“Seu corpo pode digerir e metabolizar alimentos a qualquer hora do dia ou da noite embora a experiência de cada indivíduo possa variar”, ressalta Caldwell. “Eu sou a favor de comer quando você está com fome, mesmo que seja tarde da noite.”
Halperin concorda e acrescenta que sua saúde é que vai determinar qual é o melhor momento para se alimentar à noite.
“Algumas pessoas podem ser mais sensíveis ao horário das refeições do que outras”, pontua ela.
Entre os benefícios de um jantar tardio, ela lista a manutenção do baixo nível de açúcar no sangue nesse caso, o consumo de alimentos com aminoácidos podem ajudar o indivíduo a dormir melhor.
Fazer um lanche à noite com alimentos saudáveis também é totalmente permitido.
“Se você está com fome, deve atender a essa fome e definitivamente comer”, diz Rissetto.
“Mas devemos pensar nos tipos de alimentos que estamos consumindo. Se estivermos comendo alimentos açucarados perto da hora de deitar, nosso corpo fará o trabalho de digestão enquanto estamos dormindo, e isso pode nos acordar e interromper nosso ciclo de sono.”
No fim das contas, não se preocupe se não conseguir seguir um horário de refeições rigoroso.
Não há uma fórmula única quando se trata do melhor momento para jantar, e o que importa é que você obtenha os nutrientes necessários para sua saúde todos os dias.
“Se você perdeu o ‘momento ideal’ de comer, é melhor comer tarde do que não comer nada”, conclui Halperin.