Projeto Inverno Acolhedor oferece apoio à população em situação de vulnerabilidade
“Ninguém vai enfrentar o frio sozinho em Campo Grande. Estamos unindo forças para garantir acolhimento, assim como dignidade e respeito à vida de quem mais precisa”, afirmou a prefeita Adriane Lopes ao anunciar o início do projeto “Inverno Acolhedor”, que começou a funcionar (28), no Parque Ayrton Senna, região do Anhanduizinho.
Dessa forma, a população em situação de rua poderá contar com uma estrutura inédita de atendimento montada no Bairro Aero Rancho. A estrutura irá funcionar nas noites de frio intenso. Assim, o objetivo é oferecer apoio às pessoas que, por diferentes motivos, recusam os acolhimentos institucionais da SAS.
O Projeto “Inverno Acolhedor” será coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) e visa reforçar a proteção à população em situação de rua durante as frentes frias, com base nos alertas de frio intenso emitidos pela Defesa Civil.
Ação emergencial do projeto Inverno Acolhedor
A ação emergencial “Inverno Acolhedor Ponto de Apoio no Frio” será executada pela Superintendência de Política de Direitos Humanos (SDHU). Além disso, contará com a parceria da Defesa Civil Municipal e da Fundação Municipal de Esportes (Funesp). Também participam a equipe do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Proteção Social Especial da SAS. Esta última atua na organização e execução da ação.
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, explicou que a iniciativa vem sendo planejada desde o início do outono. Ela acrescentou que a estrutura no Parque Ayrton Senna será organizada apenas nas noites em que houver alerta de temperatura igual ou inferior a 12ºC. Esses alertas são emitidos pelos órgãos meteorológicos.
A primeira ação emergencial ocorreu (28) a partir das 18 horas e foi encerrada às 6 horas de quinta-feira (29). A previsão é que a estrutura funcione até sábado, apenas no horário noturno, sempre das 18h às 6 horas.
Proteção noturna
As equipes envolvidas na ação utilizarão as salas internas do Parque, com fechamento adequado para a proteção noturna da população em situação de rua. O local contará com colchões e oferecerá alimentação fornecida por entidades parceiras e instituições religiosas que já atuam na defesa de direitos da população em situação de rua. Também serão entregues agasalhos doados pela Defesa Civil do município e cobertores. As equipes também prepararam a estrutura para garantir o cuidado humanizado inclusive dos pets que acompanham essa população, que poderá ficar protegida durante a noite e madrugada, períodos de maior risco para quem está em situação de rua.
As pessoas que desejarem receber atendimento no ponto de apoio serão encaminhadas pelas equipes do Seas, por meio das buscas ativas e denúncias ou também poderão ir de forma expontânea ao Parque. Aqueles que optarem por permanecer nas ruas receberão cobertores e apoio emergencial, por meio de equipes móveis da SAS.
Ponto de apoio emergencial
De acordo com a secretária Camilla Nascimento, a ação será apenas um ponto de apoio emergencial e frisou que os acolhimentos da rede municipal seguirão funcionando normalmente, garantindo o atendimento regular à população. “A proposta é reforçar a rede de proteção neste período crítico, sobretudo somando esforços para salvar vidas. É importante destacar que os serviços de acolhimento e atendimento à população em situação de rua continuarão sendo ofertados em nossa rede, como as abordagens feitas pelos Seas e o trabalho desenvolvido pelo Centro POP”, afirmou.
Além da assistência social e logística, a estrutura contará com o apoio do Consultório na Rua. A presença da equipe garante o acompanhamento de casos que demandem atenção clínica ou cuidados emergenciais, fortalecendo a rede de proteção integral a essa população.
As pessoas que buscarem atendimento na estrutura do Parque Ayrton Senna receberão orientação. A partir das 6 horas do dia seguinte, elas deverão seguir para o Centro POP. Lá, poderão continuar acessando os serviços da rede de Assistência Social ao longo do dia. O equipamento oferece, inclusive três refeições diárias.
Cuidado além do abrigo
A superintendente de Política de Direitos Humanos, Priscilla Justi, destaca que a ação é um esforço intersetorial para garantir que a população em situação de rua fique protegida diante do frio. “O cuidado vai além do abrigo, já que também iremos oferecer escuta, atenção em saúde e garantia de direitos”, pontuou.
A população poderá colaborar informando sobre pessoas em situação de vulnerabilidade expostas ao frio por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), para que as equipes possam atuar com agilidade. Os telefones para denúncias são (67) 99660-6539 e 99660-1469, além do 156.
O Serviço Especializado em Abordagem Social realiza atendimento à população de rua nas sete regiões da Capital, por meio de busca ativa e denúncias feitas via telefone. Dessa forma, as equipes realizam o trabalho continuamente. Logo, elas fazem abordagens sociais 24h por dia, nos sete dias da semana, incluindo feriados e finais de semana. No entanto, o indivíduo tem por opção aceitar ou não o acolhimento. As recusas de atendimento por parte da população em situação de rua são um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu Art. 5º, Inciso XV.
Estratégia
Sobretudo no período de frio, a SAS intensifica, por meio do Seas, as abordagens na região central, bem como em viadutos, praças e espaços públicos, ou seja, locais onde as pessoas em situação de rua costumam se abrigar. As equipes recebem reforço no número de técnicos. Esses técnicos atuam nas abordagens. Os veículos do Seas recebem abastecimento com cobertores. As equipes entregam os cobertores às pessoas que recusam o acolhimento. Dessa forma, garantem proteção mesmo para quem opta por não aceitar o acolhimento.
Desde as primeiras quedas de temperatura e o período de chuvas, registrados entre março e abril, os técnicos vêm monitorando os serviços de meteorologia para assim reforçar o estoque de cobertores e por fim, preparar as unidades de acolhimento. Neste período, as unidades chegam a registrar um aumento de até 50% no número de acolhidos.
De janeiro até maio deste ano já foram entregues mais de quatro mil cobertores à população em situação de rua e para famílias em vulnerabilidade por meio dos Cras, Centros de Convivência do Idoso, Centros de Convivência e pelo Seas.
As equipes realizam buscas ativas em diversos pontos e localidades, mapeados pelos bancos de dados da SAS. As equipes encaminham as pessoas que aceitam o acolhimento para uma das duas UAIFA’s. Além disso, podem direcioná-las para a Casa de Passagem Resgate, que é própria para receber migrantes. Também há encaminhamento para as demais entidades cofinanciadas. Dessa forma, o atendimento abrange diferentes necessidades e públicos. Assim, garante-se uma rede integrada de apoio e proteção social.
Refeições diárias
As unidades de acolhimento oferecem quatro refeições diárias. Nutricionistas da SAS elaboram essas refeições. Além disso, há alojamentos individuais para grupos familiares. Também há atendimento, bem como assistência psicossocial e trabalho integrado com as demais pastas da gestão pública.
A Rede Municipal de Assistência Social dispõe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Essa unidade está localizada na Rua Joel Dibo, 255, Centro.
O Centro POP oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários. Além disso, presta orientação individual e grupal. Também realiza encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais. Ademais, articula com demais políticas públicas que possam contribuir para a construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.
Por fim, o local também promove acesso à higiene pessoal, assim como alimentação e provisão de documentação civil, proporcionando então um endereço institucional para utilização, como referência, do usuário. Entre janeiro a abril deste ano, o Seas realizou mais de 2,4 mil abordagens.
Já o Centro POP realizou 5.586 atendimentos técnicos e 923 encaminhamentos entre janeiro e o dia 19 de maio. A equipe do local serviu mais de 22.800 refeições no mesmo período.
Fonte: PM CG