Você está visualizando atualmente NAVIRAÍ: Projeto Eu e Minha Bike realiza educação no trânsito para escolares
O Núcleo Municipal de Trânsito da Prefeitura de Naviraí está desenvolvendo, desde o início do ano, o Projeto “Eu e Minha Bike”

NAVIRAÍ: Projeto Eu e Minha Bike realiza educação no trânsito para escolares

O projeto irá atender todas as escolas da cidade

O Núcleo Municipal de Trânsito da Prefeitura de Naviraí, com apoio da Polícia Militar, está desenvolvendo, desde o início do ano, o Projeto “Eu e Minha Bike”. O projeto, se dirige aos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. Ele contempla, dessa forma, escolas públicas e particulares do município nos turnos matutino e vespertino. Neste ano, no entanto, o projeto já passou pelas escolas Marechal Rondon, bem como, pela Juracy Alves Cardoso e Colégio Naviraí. Além deles, inclui também o Colégio GEO e a Escola Diomedes. Assim, a proposta é seguir com esse projeto até o fim do ano letivo e atender todas as escolas da nossa cidade.

A proposta do projeto é orientar os alunos através de palestra, quanto ao uso correto da bicicleta nas vias públicas. A fim de proporcionar mais segurança para todos os usuários da via. Durante a palestra nas unidades escolares, os alunos esclarecem dúvidas. Além disso passam a ter um olhar diferenciado sobre a bike. As crianças começam a encarar a bicicleta não apenas como brinquedo mas como veículo.

A importância às normas de trânsito para segurança do ciclista

Desse modo, o projeto Eu e Minha Bike presta orientações sobre a importância do respeito às normas de trânsito para garantir a segurança do ciclista.

O conteúdo das palestras tratam, também, de relatos de acidentes ocorridos em Naviraí. Destaca inclusive na maioria dos casos o condutor do veículo não visualiza o ciclista. Assim sendo, eles são orientados a não trafegarem na contramão ou calçadas. Além disso são ensinados a equiparem a bike com sinalizadores e a usarem roupas claras. Há um destaque para a conscientização do uso de equipamentos de proteção individual, ou seja, capacete, calçado apropriado, luva e óculos.

As palestras acontecem, assim, sob coordenação da coordenadora educacional do Núcleo Municipal de Trânsito, Maria Elaine Gimene e a Cabo Fernanda da Polícia Militar.