Você está visualizando atualmente Projeto de absorventes sustentáveis ganha prêmio internacional
Um projeto de absorventes sustentáveis de estudantes do Rio Grande do Sul ganhou o primeiro do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo edição 2022

Projeto de absorventes sustentáveis ganha prêmio internacional

SustainPads, criados por estudantes do ensino médio do IFRS

Um projeto de absorventes sustentáveis de estudantes do Rio Grande do Sul ganhou o primeiro lugar da etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo edição 2022. Assim sendo, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) é responsável pela realização do evento.

Pois bem, SustainPads é o nome dos absorventes que são feitos a partir de subprodutos industriais. E dessa forma, foram desenvolvidos pelas estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Do Campus Osório Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes. Ainda mais, sob orientação da professora Flávia Santos Twardowski Pinto.

Agora, as jovens irão representar o Brasil na final internacional, em Estocolmo, na Suécia. Sobretudo, entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro.

Absorventes sustentáveis

Entretanto, o SustainPads é feito com fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira. E além disso, cada absorvente custa apenas R$ 0,02 em média. Aliás, a palmeira juçara é nativa da Mata Atlântica e seu palmito é de boa qualidade.

Pobreza menstrual

Contudo, um dos intuitos do projeto é o combate a chamada pobreza menstrual. Uma a cada quatro adolescentes não têm acesso a absorventes quando precisam. Segundo levantamento Livre para Menstruar, realizado pelo movimento Girl Up.

Pois, de acordo com o relatório Pobreza menstrual no Brasil, realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). Bem como, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Uniced), cerca de 713 mil meninas não têm acesso a chuveiro ou banheiro em casa. E, ainda mais de 4 milhões não possuem itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

Além disso, o projeto é sustentável. Estima-se que as mulheres descartam 10 mil absorventes durante suas vidas e estes demoram até 500 anos para se decompor.

O Prêmio

O Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP) reúne jovens inovadores entre 15 e 20 anos do mundo todo. Encorajando, dessa forma, seu interesse em desafios relacionados à água e sustentabilidade.

Criado em 1997 pelo SIWI – Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Stockholm International Water Institute). Bem como, a organizacão do prêmio é anual e em duas etapas. Assim sendo, uma nacional, realizada em cada um dos países participantes. E outra, internacional, na qual ocorre a grande final. No Brasil o prêmio se realiza desde 2017.

O SJWP conta com a participação de milhares de jovens de mais de 30 países. Além disso, a etapa internacional ocorre em Estocolmo na Suécia. Durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week). Ainda mais, a princesa Vitória da Suécia é a patrona do prêmio.

É uma oportunidade única para jovens de diversas partes do mundo apresentar pois, projetos inovadores em prol de um desenvolvimento.