Na correria do dia a dia, optamos por alimentos que nos proporcionam praticidade e que nos entreguem aquilo que estamos querendo no momento
A procura de alimentos saudáveis cresce cada vez mais, pois as pessoas desejam usufruir de seus benefícios, ter maior qualidade de vida e buscar produtos que atendam seus problemas de saúde.
A questão é que muitos destes alimentos não deixam de ser opções industrializadas ou ultraprocessadas. Composto por formulações que tem pouco ou nenhum alimento in natura, acrescidas de sal, gorduras, açúcares, conservantes e aditivos. Ou seja, são produtos alimentícios de baixa densidade nutricional”
Isso tudo, contribui para o desenvolvimento de obesidade e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), hipertensão, colesterol alto, diabetes e doenças cardiovasculares.
Assim, confira os principais alimentos que podem confundir as pessoas e que muitas vezes sabotam a “dieta” e são “falsos saudáveis”:
1. Peito de peru processado
Na embalagem já é fácil analisar que o peito de peru possui uma grande quantidade de sódio, conservantes e aditivos. Sendo assim, isso se caracteriza pelo acréscimo dos números de ingredientes — aqueles nomes difíceis de identificar. Então, sim, o peito de peru processado e embutido, é um falso saudável.
2. Barrinha de Cereal
Parece saudável, pois nela é possível encontrar castanhas, aveia e fibras, mas a realidade é outra. Logo, a maioria delas contém como principal ingrediente o açúcar, além de ter diferentes tipos dessa substância (açúcar invertido, glicose de milho, açúcar mascavo). Também é encontrada nas barrinhas de cereal a gordura vegetal, portanto não é um produto indicado.
3. Gelatina
Sabe aquela gelatina em pó que é uma delícia e tem sabor de infância? Pois é, é uma bomba de açúcar! Seu principal ingrediente, além do alimento possuir edulcorante artificial, ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e sacarina sódica, que tem forte poder de adoçar. Por isso, a gelatina industrializada não tem potencial nutricional, pois é composta apenas de açúcares, corantes e aditivos.
4. Bolacha água e sal
Bolacha água e sal só tem água e sal, né? Não! Ela é carboidrato refinado puro, ou seja, possui farinha de trigo, soro de leite, sal, fermento (bicarbonato) e gordura vegetal. Então, é um alimento falso saudável porque não agrega e nem traz benefícios para a sua alimentação. O pãozinho francês é uma opção muito melhor!!
5. Iogurte saborizado
É uma grande cilada!! Esse alimento é composto por açúcar, frutas artificiais, aditivos, amido modificado. Então, não deve estar nossa alimentação diária. Para isso prefira comprar iogurtes desnatados sem açúcar. Além disso, este tipo de iogurte é versátil, e dá pra fazer diversas receitas.
6. Suco de caixinha
O suco de caixinha possui baixa concentração de fruta, além de serem adicionados à sua composição muita água e açúcar. Portanto, escolha sucos de fruta naturais feitos em casa ou mesmo sucos industrializados que possuam maior concentração de fruta, vitamina, fibra e que tenha açúcar.
7. Refrigerante zero açúcar
A grande questão da bebida zero açúcar é a variedade e a quantidade de adoçantes presentes, sendo assim elas possuem muito mais sódio do que as normais e fazem mal para a saúde do mesmo jeito.
8. Sopa instantânea
Não tem coisa mais prática que sopa de saquinho ou a chamada sopa instantânea. Mas o seu consumo diário pode ser muito prejudicial, pois é um produto que possui uma alta carga de sódio e aditivos como, realçadores de sabor, aromatizantes e corantes, como o caramelo IV, que pode causar câncer. Troque esses produtos por sopas caseiras.
9. Chá pronto
A maioria dos chás industrializados possuem uma grande quantidade de açúcar e conservantes. Além disso, os que são zero açúcar possuem adoçantes. É melhor o uso do chá in natura, utilizando a própria erva em infusão ou os de sachês. Não adoce!
10. Molho para salada
Esses industrializados possuem muitos ingredientes em sua composição, então já quer dizer que o produto foge totalmente do natural por possuir aditivos, como os conservantes, além de sal e açúcar. O ideal é temperar a salada com limão, azeite, vinagre e molhos caseiros.
Fontes: sportlife, dietaesaúde, sissaúde, saúdebrasil