Você está visualizando atualmente Prefeitura de Dourados realiza campanha de Combate à doenças
Durante a campanha da Prefeitura de Dourados, caso alguma pessoa esteja com suspeita, ela pode ser encaminhada para uma UBS/ESF

Prefeitura de Dourados realiza campanha de Combate à doenças

A ação teve início no dia 3 e vai até o dia 31 de março

A Prefeitura de Dourados, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), deu início a Campanha Municipal de Combate à Tuberculose (TB) e Hanseníase (Hansen). Desse modo, as atividades são realizadas no CRTH (Centro de Referência Municipal em Tuberculose e Hanseníase) e nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), com apoio do Núcleo da Atenção Básica e do Departamento de Vigilância. A ação teve início no dia 3 e vai até o dia 31 de março.

A princípio, o secretário municipal de Saúde, Waldno Lucena Júnior, reforça que a população precisa estar atenta aos sintomas das doenças. “As pessoas precisam estar atentas aos sintomas. Caso algum persista, o morador deve procurar atendimento médico especializado”, ressaltou.

Sintomas das doenças – Tuberculose e Hanseníase

Em síntese, 0s principais sintomas ou sinais de casos suspeitos são, no caso da Tuberculose: tosse e/ou catarro que persistam por mais de três semanas; falta de apetite e/ou emagrecimento; febre baixa, geralmente à tarde; suores noturnos; cansaço, dores no peito e falta de ar.

Os sintomas que indicam a Hanseníase, sobretudo, são: mancha no corpo com alteração de sensibilidade, especialmente a sensibilidade térmica; dor e sensação de choque, fisgada e agulhadas em braços e/ou pernas; caroços e inchaços pelo corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Sendo assim, a transmissão dessas duas doenças ocorre através das vias aéreas superiores (ao falar, tossir, espirrar), e por meio de contato próximo com pessoas doentes e sem tratamento.

Dessa forma, tanto a tuberculose como a hanseníase tem cura e que os tratamentos de ambas as doenças são gratuitos e garantidos pelo SUS. Quanto mais cedo descobrir o diagnóstico e iniciar o tratamento, maior é a chance de prevenir sequelas e até mesmo o óbito.

Por fim, as UBS/ESF de Dourados estão participando da campanha. Então, caso algum morador esteja com suspeita de TB ou de Hansen, essa pessoa poderá ser encaminhada para uma Unidade de Saúde da Prefeitura de Dourados que esteja participando da campanha.

Serviço Prefeitura de Dourados

O CRTH funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h e está situado no bloco amarelo do PAM.

Fonte: Assessoria