A programação da 1º Semana do Teatro e Circo em Campo Grande foi pensada em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo
Entre os dias 23 e 27 de março, Campo Grande recebe a 1ª Semana do Teatro e Circo, uma mostra com espetáculos teatrais, circenses e atividades de formação cultural que acontecerão gratuitamente em diversos locais, inclusive no distrito de Rochedinho, na Orla Morena, Armazém Cultural e altos da Avenida Afonso Pena.
A programação foi pensada em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, e Dia Nacional do Circo, celebrados no dia 27 de março. O evento contempla, pela primeira vez, o stand up comedy e o circo tradicional de lona.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas informa que a Semana do Teatro e Circo oferece muito mais do que apenas entretenimento.
“Entendemos que o teatro e o circo foram alguns dos segmentos mais afetados pelas medidas restritivas impostas durante a pandemia. Portanto, pensamos nesse evento, que além de encantar a população presente, também investe na formação dos artistas com oficinas e palestras”, afirma ele. Para participar das ações, seja como artista, seja como público, basta comparecer.
Programação 1º Semana do Teatro e Circo – livre para todas as idades
23 de março
A programação da quarta-feira, 23, acontece no distrito de Rochedinho. Às 8h30, o espetáculo “A Borboleta Mais Velha do Mundo”, do Grupo Casa, estreia a grade da Semana de Teatro e Circo.
Em seguida, às 9h30, é apresentado o “Cabarét de Varieté Circense”, pelo Colegiado de Circo de Campo Grande. A apresentação é um clássico do circo tradicional, com uma variedade de atrações circenses, esquetes de palhaçaria, trapézio, lira, pernas de pau, e outros.
Depois, às 10 horas, é a vez do espetáculo de circo tradicional com New York Cirkus. O espetáculo traz como tema principal as atrações do mundo do circo tradicional a céu aberto. Bolachinha e sua trupe animam o público, seja adulto ou criança, com muitas gargalhadas, além de números de contorcionismo, magia, robôs gigantes Transformers e o boneco do Incrível Hulk com mais de 2 metros de altura.
No período vespertino, ainda em Rochedinho, acontece das 13 às 16 horas a oficina de teatro de fantoches com Ramona Rodrigues.
24 de março
No dia seguinte, a programação ocorre na Feira da Orla Morena, a partir das 17h30, com a segunda apresentação do “Cabarét de Varieté Circense”, seguido pelo grupo Fulano di Tal, que encena, às 18h30, “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, inspirado na obra de Manoel de Barros e uma celebração à infância e suas histórias. Em cena, dois atores dividem o palco dando vida as suas memórias de infância: os irmãos Palmiro (Edner Gustavo) e Abílio (Douglas Moreira) cada um do seu jeitinho, relembram suas histórias no quintal de casa.
Às 19h10, o Top Circo apresenta um espetáculo circense para toda a família, seguido pelo “Delírios de Nito e outros Devaneios”, às 20 horas, com o palhaço Nito e participação especial do palhaço Fefito.
25 de março
Já na sexta-feira, 25, a programação acontece no centro da cidade, na Plataforma Cultural, com atrações a partir das 17h30. A palestra “Evoé – Histórias do Teatro em Campo Grande – MS”, com Andreia Freire, dá o start, com o objetivo de difundir e compartilhar a memória da arte teatral na Capital, a partir da década de 1930 até os dias atuais.
Posteriormente é a vez do Teatral Grupo de Risco inaugurar o palco, com a peça “Revolução”, um espetáculo de rua com adaptação do texto “A Revolução na América do Sul”, de Augusto Boal.
Programação para sábado e domingo na 1º Semana do Teatro e Circ0
26 de março
Ainda assim, no fim de semana, dia 26, a programação segue com cortejo cênico às 18h30, na Feira Central, que desembarca no Armazém Cultural. O cortejo Chicomaria, comandado pelos Brincanteiros, mistura música, teatro, ludicidade e alegria. Brincadeiras cantadas, músicas, jogos musicais, contação de histórias e outras atividades para crianças resgatam a magia da infância.
Desse modo, a seguir, às 19h30, é a vez do espetáculo “Uma moça da cidade”. A peça conta a saga de Ambrosina, uma jovem do interior que se aventura na cidade grande em busca de liberdade, sonhos, loucuras e amores.
27 de março
Logo depois, no último dia da Semana do Teatro e Circo a programação começa cedo, às 9h30, lá nos altos da Avenida Afonso Pena, com a “Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha”, do Teatro Imaginário Maracangalha, uma adaptação do texto de Federico Garcia Lorca.
Às 18 horas, na Plataforma Cultural, acontece a cerimônia oficial do projeto, com apresentação do documentário “Evoé”. Em seguida, pela primeira vez na história dos eventos de teatro, o grupo Tereré com Comédia Stand-up, formado por Giovanna Zottino, Luciano Risalde,Thayla Ortega e Yuri Tavares se apresenta.
Em síntese, Luciano Risalde, ator e comediante, afirma que o Tereré com Comédia está muito contente com a inclusão do stand up na programação de um evento público. “O stand up foi considerado, por muito tempo, uma não arte. Mas é arte sim, é um estilo de artes cênicas, de teatro moderno, é a visão do cotidiano de forma humorada. A gente tá muito feliz pela comédia também, que está provando que ela não é a prima pobre e feia da tragédia”, diz.
Por fim, a programação da 1º Semana do Teatro e Circo em Campo Grande se encerra com show musical às 19h30. Para saber todas as ações da Sectur, basta acessar o link.
Fonte: PM Campo Grande