Prefeitura de Corumbá investe na agricultura familiar
A Prefeitura de Corumbá confirmou um investimento de R$ 600 mil na agricultura familiar ao longo de 2025. O programa vai contemplar 140 produtores locais, que assinarão contratos para fornecer alimentos ao município.
Segundo o prefeito Dr. Gabriel, o recurso corrige a ausência de iniciativas municipais voltadas ao setor no ano passado. “Queremos valorizar o produtor rural, garantir renda no campo e oferecer produtos de qualidade para a população”, afirmou.
Além do aporte municipal, a administração solicitou R$ 2 milhões ao governo federal para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A Prefeitura também mantém interlocução com o deputado Zeca do PT e a deputada federal Camila Jara em busca de destravar investimentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Plano Safra.
Para a gestão municipal, o fortalecimento da agricultura familiar é considerado estratégico para o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar de Corumbá.
Em entrevista ao Grupo Pantanal de Comunicação, o prefeito destacou que o valor anunciado representa o maior investimento municipal já destinado ao setor, viabilizado após a regularização de entraves burocráticos.
“Acreditamos na agricultura familiar como base da economia local. É gratificante ver os produtores entregando alimentos de qualidade e construindo uma cadeia produtiva sustentável em Corumbá”, disse.
Em conclusão, o investimento demonstra o compromisso da gestão. Ele visa, em suma, o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar de Corumbá. Dessa forma, o fortalecimento da agricultura familiar se torna estratégico. Ele beneficia, por exemplo, tanto os produtores rurais quanto os consumidores locais. Assim, a iniciativa reflete, de fato, a valorização da economia local. Ela, por sua vez, constrói uma cadeia produtiva mais forte. É, decerto, um passo importante para a cidade. Por fim, estas ações garantem uma base econômica sólida e uma vida mais digna para a vida no campo.
Fonte: PM Corumbá