A 1ª Oficina Participativa, realizada no dia 2 de maio de 2022, aconteceu de forma remota
A Prefeitura de Campo Grande promoverá nesta terça-feira (31) a 2ª Oficina Participativa da Revisão do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana (PDTMU), das 18h às 22h, virtualmente. A oficina, organizada pela Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (SUGEPE) em conjunto com a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), será o momento do diagnóstico de mobilidade e a conversa estará aberta para a proposição de alternativas de ações e medidas preliminares a serem avaliadas na etapa de prognóstico.
As oficinas participativas são uma das formas de contribuição, não apenas para a qualidade dos resultados. Mas também para a formação de um “núcleo” de planejamento da mobilidade urbana, contribuindo com o desenvolvimento do PDTMU. Com caráter eminentemente prático, as oficinas terão como resultado efetivo um conjunto de diretrizes que nortearão a elaboração do Plano.
O Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Campo Grande (PDTMU) é o instrumento de efetivação, em âmbito municipal, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana. Aliás o PDTMU existe desde 2009, sendo anterior à Política Nacional de Mobilidade Urbana, cujos princípios e diretrizes devem agora fundamentar a revisão do Plano.
Sendo assim, para participar basta se inscrever no site gratuitamente: www.campogrande.ms.gov.br
Objetivos da Oficina em Campo Grande
A revisão do PDTMU tem como objetivos: diagnosticar as condições de mobilidade do município, identificando os problemas que as pessoas enfrentam para acessar as oportunidades que a cidade oferece e suas causas; conhecer a evolução da situação de mobilidade e prever tendências em diferentes cenários; definir metas e estratégias de ação de curto, médio e longo prazos; capacitar o corpo técnico da Prefeitura Municipal de Campo Grande em Planejamento e Gestão de Mobilidade Urbana; alimentar banco de dados e informações relativos à mobilidade em plataforma SIG; criar ferramentas de avaliação e controle das condições de Mobilidade de Campo Grande; propor deslocamentos eficientes, diminuindo o tempo das viagens e fortalecendo as centralidades; propor melhoria na logística urbana, proporcionando condições adequadas na circulação de cargas e mercadorias.
Além disso, para a elaboração da revisão, foi contratada uma empresa de serviço técnico através do Programa Reviva Campo Grande.
A 1ª Oficina Participativa em Campo Grande, realizada no dia 2 de maio de 2022, aconteceu de forma remota e teve como tema a “Construção da Visão de Futuro da Mobilidade”. Onde certamente participaram representantes de entidades e conselheiros regionais que puderam contribuir sobre questões referentes à mobilidade, e projetos em andamento.
Fonte: PM Campo Grande