Reivindicação foi apresentada oficialmente ao secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende
A prefeita Rhaiza Matos solicitou (2) a habilitação de 10 leitos de UTI Geral para o Hospital Municipal de Naviraí. A reivindicação presentou-se oficialmente ao secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, com a entrega do Ofício nº 26/2021/GAB.
Durante a audiência na Secretaria Estadual de Saúde, Rhaiza Matos reforçou o pedido que já havia sido verbalmente. Apontou, portanto, que a unidade hospitalar de Naviraí já atende em média complexidade. Realiza, nesse sentido, cirurgias ortopédicas, cirurgia geral, ginecologia dentre outras especialidades em ambulatório.
“Considerando a microrregião de Naviraí, convergem para o Hospital de Naviraí pacientes dos municípios de Juti, Itaquiraí, Eldorado, Japorã e Mundo Novo. Esses seis municípios do Cone Sul possuem uma população de aproximadamente 150 mil pessoas que contam com o bom funcionamento deste Hospital Municipal e, sobretudo, com leitos de UTI”, justificou a prefeita Rhaiza.
O levantamento feito pelo Governo da cidade para o financiamento tripartite que garanta a habilitação dos 10 novos leitos de UTI Geral, aponta o custo de R$ 750.000,00 mensais, com R$ 240.000,00 de custeio federal. “Nossa proposta é que o restante dos valores não custeados sejam rateados em 50% de verba do Governo do Estado e, os outros 50%, proporcionalmente pelos demais municípios da microrregião de Naviraí”, sugeriu Rhaiza Matos.