Você está visualizando atualmente “TAMO JUNTO”: Ponto de ônibus com interação chega a SP e RJ; saiba mais
O “Guarded Bus Stop” deverá estar presente em 100 pontos e há negociações em andamento com marcas parceiras

“TAMO JUNTO”: Ponto de ônibus com interação chega a SP e RJ; saiba mais

Hoje em dia, é cada vez comum pessoas sozinhas esperando o ônibus, seja na madrugada, ou de noite

Os clássicos totens de publicidade, agora, são equipados com câmera noturna, microfone e internet 5G, a tecnologia permite que pessoas desacompanhadas no ponto de ônibus sejam detectadas e recebam interação do aparelho.

A novidade viralizou após implantação em modo teste em Campinas (SP), e visa transformar as paradas de ônibus mais seguras especialmente para mulheres. São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) serão as próximas cidades a receber a tecnologia já em agosto.

O chamado “Guarded Bus Stop” teve idealização pela Eletromidia (que cuida da publicidade nos pontos de ônibus em algumas cidades) e a agência AlmapBBDO. Ele foi testado em cinco pontos de ônibus de Campinas em abril. Nesse período, foram 150 chamadas por noite, em média.

Considerando as três cidades, o “Guarded Bus Stop” deverá estar presente em 100 pontos e há negociações em andamento com marcas parceiras. A tecnologia premiada internacionalmente, tendo levado o Leão de Ouro em Cannes, na categoria Mídia, e Bronze em Experiência de Marcas.

Funcionamento do ponto de ônibus “falante”

Como dito antes, os totens clássicos ,“outdoors de chão” ou MUBs trocados por esse tecnológico. De dia, seguem exibindo propagandas, mas, de noite, ele vira uma tela de comunicação ao vivo. Funciona assim:

  • Os MUBs com internet 5G e câmera noturna Full HD, microfone e tela touch screen detecta a pessoa sozinha no local;
  • Então, a mensagem “Você precisa de uma companhia até o ônibus chegar?” aparece, junto a um botão de “Peça agora”;
  • Com a companhia sendo aceita, uma atendente inicia ligação de vídeo, direto pelo MUB. Assim, a pessoa não fica sozinha enquanto aguarda o coletivo;
  • Quando o ônibus chega, o dispositivo encerra a chamada e retoma a exibição de anúncios.

“O projeto idealizado inicialmente para mulheres, mas entendemos que a sensação de vulnerabilidade pode acontecer independentemente de gênero. Portanto, o foco do projeto é ajudar pessoas que estão sozinhas em paradas desertas e oferecer companhia até que o ônibus chegue.”

Assim, o vídeo promocional dos novos MUBs tecnológicos divulgado pela Eletromidia em seu canal no YouTube viralizou e chamou a atenção especialmente de mulheres, difundido em outras redes, como TikTok e Instagram.

Nele, várias mulheres falam positivamente sobre o projeto e vemos como ele funciona:

Atendentes

Contudo, a Eletromidia não conta como selecionou e capacitou as atendentes que acompanharam os usuários durante os testes.

Segundo a companhia, ela está revendo seus protocolos para realizar a expansão do projeto, e isso inclui a central de atendimento e seus procedimentos. Durante uma emergência, pode contatar a polícia, mas, felizmente, nos testes, não teve necessidade nenhuma chamada.

Ainda não tiveram divulgação os pontos no Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) que receberão os “Guarded Bus Stop”. Contudo, para essa segunda etapa, haverá mudanças na dinâmica junto a órgãos públicos e a forma como se dá o monitoramento de quem está no ponto de ônibus.

“Para o plano de expansão, com previsão de início em agosto, a Eletromidia está alinhando esses detalhes em conjunto com as prefeituras das cidades e marcas parceiras que estarão no projeto. Por confidencialidade de contrato, não podemos, ainda, abordar com detalhes. O primeiro apoiador que se uniu ao projeto, foi o Santander, mas várias outras empresas também estão conversando conosco.” Disse, Alexandre Guerrero, presidente-executivo da Eletromidia.

Fonte: olhardigital