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Renan Filho avaliou que é preciso retirar ferrovias de dentro das cidades brasileiras e de áreas centrais do país. - Foto: Reprodução.

Plano para desenvolvimento ferroviário será lançado em fevereiro

Informação foi divulgada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, que confirmou a aprovação da carteira de projetos pelo presidente Lula

Atualmente, o governo federal vai lançar, na primeira quinzena de fevereiro, um plano nacional para o desenvolvimento ferroviário. A informação foi divulgada semana passada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.

“Tive uma primeira conversa com o presidente Lula, apresentando a ele a carteira de projetos. O presidente aprovou e nós estamos organizando para fazer o lançamento nos primeiros dias de fevereiro. Na primeira quinzena do mês de fevereiro”, de acordo com o ministro.

“Vamos divulgar os projetos, discutir com o mercado e com os investidores. Vai ser super relevante porque é muito necessário que a gente retire carga e coloque nas ferrovias para evitar os conflitos rodoviários que o Brasil ainda vive”, conforme Renan.

Em entrevista a emissoras de rádio, durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Renan Filho avaliou que é preciso retirar ferrovias de dentro das cidades brasileiras e de áreas centrais do país.

“Você chega em São Paulo, o trem da MRS, carregado de minério, passa pelo centro, do lado do mercado. Passa ali uma ferrovia. Aquilo é incongruente com uma cidade da dimensão de São Paulo. A gente precisa, cada vez mais, revisar isso.”

“Não dá para mudar totalmente porque elas [as ferrovias] tiveram construção em outro momento, fazem muitas curvas e, com essas curvas, não dá para aumentar a velocidade. Se não tem velocidade, não compete com ônibus, caminhão e van. É um trabalho complexo, precisa de investimento público pesado, de massa”, concluiu.

A importância de um plano de desenvolvimento ferroviário

O desenvolvimento de um plano ferroviário é essencial para resolver gargalos logísticos e fortalecer a economia brasileira. Assim, com uma infraestrutura ferroviária mais eficiente, é possível viabilizar um transporte de mercadorias mais rápido, econômico e ambientalmente sustentável, reduzindo a dependência do modal rodoviário.

As ferrovias oferecem vantagens claras: um vagão pode transportar volumes significativamente maiores que caminhões, ao mesmo tempo em que reduz custos operacionais e riscos, como roubos de carga e acidentes. Além disso, elas desempenham um papel crucial no escoamento da produção agrícola e industrial, conectando regiões e facilitando a competitividade brasileira no mercado global.

Em suma, a ampliação da malha ferroviária também contribui para uma economia mais sustentável. Diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e promovendo maior eficiência logística. Com apenas 15% do transporte brasileiro realizado por ferrovias, investir nesse setor é uma oportunidade estratégica para equilibrar a matriz de transportes do país e impulsionar o desenvolvimento econômico e regional.

Fonte: Ag.Brasil