O pescador descreveu a experiência como “um dia memorável” e garantiu que os animais voltassem a nadar livres
O pescado esportivo Bruno Girotto, de Campo Grande, fisgou dois peixes pintados gigantes com tamanho de gente e a pescaria aconteceu no Rio Dourados, em Fátima do Sul.
Ele conta que quatro peixes foram fisgados e ele conseguiu tirar da água dois pintados, um com 1,64 metros e o outro com 1,62 metros. “Quem vai atrás desses gigantes sabe o quanto é difícil embarcar dois peixes desse tamanho”, escreveu Bruno Girotto em uma rede social.
Bruno aproveitou para agradecer ao guia de pesca Romário Godez Canhete, que o ajudou a embarcar os pintados enormes. “Mato Grosso do Sul é lugar de peixe grande, sim”, completa Bruno.
Em uma das imagens divulgadas, a comparação do tamanho do peixe com o de Bruno impressiona. Mas, os dois têm quase a mesma altura. Assim, o pescador descreveu a experiência como “um dia memorável” e garantiu que os animais voltassem a nadar livres, soltando-os no Rio Dourados.
Pintados gigantes rio Dourados
O peixe de água doce chamado Pintado é conhecido popularmente como Surubim-Caparari, Brutelo, Caparari e Moleque.
Nome científico
Pseudoplatystoma corruscans.
Distribuição geográfica
Sua espécie é distribuída em várias Bacias brasileiras, com maior importância no Pantanal e na Bacia do Rio São Francisco (Estados de Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul).
Habitat
O Pintado habita calhas dos rios, embaixo de malhas de aguapés e camalotes e em bocas de corrichos. Tem o hábito noturno e habita calhas dos rios, embaixo de malhas de aguapés e camalotes e em bocas de corrichos.
Alimentação
É um peixe carnívoro, alimentando-se principalmente da tuvira, minhocuçu e pequenos peixes e utilizado no controle de população de tilápias em açudes e tanques.
Reprodução
É um peixe que realiza migrações de desova. Já se consegue a reprodução em laboratório, o que permite o desenvolvimento da espécie em piscicultura.
Características
O Pintado é um peixe de couro, com coloração acinzentada e diversas pintas pretas cilíndricas pelo corpo. Já seu ventre tem uma coloração esbranquiçada. Seu corpo alongado e roliço. Sua cabeça é grande e achatada, com dimensão entre 1/4 a 1/3 do tamanho do corpo.
Sendo assim, apresenta longos barbilhões. Possui ferrões junto às nadadeiras laterais e dorsal. É apreciado por sua carne muito saborosa. Pode alcançar pesos próximos a 80 kg e quase 2 m de comprimento.
Fonte: pm dourados