Confira uma lista de lugares para você programar sua viagem em agosto e se inspire para fazer um roteiro inesquecível
Com o fim do mês de julho, as férias de muitos já podem ter acabado, principalmente com a volta às aulas, mas boa parte do Hemisfério Norte continua com as temperaturas elevadas e o Hemisfério Sul ainda é uma opção para quem quer curtir um friozinho e marcar uma viagem e aproveitar o mês de agosto.
E se você pode dar uma escapadinha ou até mesmo tem a possibilidade de tirar o mês, ou uma parte dele, de férias, saiba que existem muitos destinos incríveis para aproveitar justamente em agosto.
Confira agora uma lista de lugares para você programar sua viagem em agosto e se inspire para fazer um roteiro inesquecível.
Para onde viajar agosto de 2023?
No Brasil, o mês de agosto é conhecido por parecer passar mais devagar e não ter nenhum feriado. Mas se você quiser tirar um final de semana para passear pelo país ou tiver a possibilidade de ir para o exterior, existem muitos lugares incríveis para você conhecer.
Primeiramente, ainda é verão na Europa, mas a tendência é que agosto tenha um pouco menos de turistas do que em julho, principalmente mais para o final do mês.
Por outro lado, ainda é inverno no Brasil e alguns destinos típicos são uma boa opção e estão mais baratos do que durante os feriados.
Sendo assim, confira destinos na Europa, pelo Brasil e dicas exclusivas para quem quer curtir uma praia no mês de agosto!
Onde viajar em agosto na Europa?
Estocolmo, Suécia
Para quem quer uma viagem em agosto pela Europa, a capital da Suécia é um destino incrível e bem ensolarado. Afinal, o sol nasce por volta das 4h30 e se põe um pouco após às 21h.
Entretanto, não é um lugar muito quente, as temperaturas neste mês variam de 18ºC a 22ºC. Desse modo, é possível curtir o clima e ficar até tarde turistando sem se incomodar com o calor que outras regiões proporcionam.
Além disso, agosto é o mês em que acontece o Festival de Lagostim no país e é possível se deliciar com esse prato tão bem servido por lá.
Também há diversas ilhas ao redor da capital sueca que podem ser exploradas com barcos que levam e trazem turistas o dia todo. E no final de agosto/começo de setembro, dependendo de cada ano, pode ser possível ver a Aurora Boreal.
Edimburgo, Escócia
A Escócia é conhecida por ser um país frio. Por isso, mesmo durante o verão, quem cresceu em um lugar mais quente não consegue andar sem casaco no final do dia.
Todavia, com temperaturas variando dos 10ºC aos 19ºC, é melhor aproveitar o país durante uma viagem em agosto do que nos outros meses mais friorentos.
Assim, é interessante ficar um tempo na capital Edimburgo e ir passeando pela Escócia durante o dia. Que tal uma viagem de um dia até o Lago Ness? Ou uma passada em Glasgow? De carro é apenas uma hora de viagem!
Por fim, além de um lindo castelo no meio da cidade, pubs incríveis, fábricas dos mais renomados whiskeys, Edimburgo também tem diversos festivais no mês de agosto. Aproveite para ver ópera, dança, música clássica e muito teatro pelas ruas da cidade.
Roma, Itália
Essa é aquela viagem em agosto para quem curte clima quente! Roma, a capital da Itália, atinge até 30ºC durante o oitavo mês do ano.
Contudo, isso significa que são alguns graus a menos do que em julho e um clima mais ameno do que em outros lugares do país, onde os termômetros atingem a marca dos 40ºC.
E a grande dica vai agora: vá à Roma na segunda quinzena de agosto e vá embora em setembro, quando o clima começa a diminuir mas ainda dá para curtir o verão.
Deste modo, você passeia pelas praias ao redor, pode dar ir a Capri para um mergulho, por exemplo, e a vida turística ainda está em alta.
Melhores destinos de praia em agosto
Bali, Indonésia
Imagina curtir uma praia na Indonésia? Bali é um dos destinos mais procurados do local e promete uma boa temperatura e pouca chuva durante o mês de agosto!
Os termômetros em Bali ficam em torno dos 27ºC e só há cerca de 3 dias de chuva durante o mês de agosto. Além disso, a temperatura da água é agradável para quem quer dar um mergulho.
Contudo, agosto ainda é alta temporada na Indonésia. Portanto, é importante pesquisar bem os preços antes de ir. Além do que, a sua viagem pode ficar melhor se começar a ser preparada agora para acontecer no final de agosto para o começo de setembro.
Por fim, saindo dos restaurantes mais óbvios e fechando transferes com antecedência, o valor do passeio pode sair mais barato visto que a moeda local vale menos do que o real. Com R$ 1 é possível comprar 3.000,00 rupias indonésias!
Ilhas gregas
Com temperaturas de até 30ºC e pouquíssimas chances de chuva, as ilhas gregas são um sonho para férias em agosto. Afinal, uma linda vista para o Mar Egeu, praias de tirar o fôlego, culinária diferenciada e muita história são só o começo do que esperar em uma visita à Grécia!
Com isso, as ilhas de Santorini e Mykonos são as mais cobiçadas. Mykonos tem uma vida noturna mais agitada e é um pouco mais cara. Já Santorini é conhecida pelas casa brancas e azuis que te fazem sentir dentro do musical Mamma Mia.
E claro, Creta e Corfu não podem ficar de fora, assim como a capital Atenas, que não é uma ilha, mas precisa estar no roteiro. Aproveite para andar muito por lá e fazer compras no mercado se quiser economizar, já que a Grécia é mais barata que outros países na Europa.
Por fim, aqui vale a mesma dica de alguns outros lugares, vá na segunda quinzena de agosto e saiba que certos lugares estarão lotados no ano inteiro quando há sol e não tem como escapar dos outros turistas e aproveitar o verão ao mesmo tempo.
Dubrovnik, Croácia
Esse é um destino incrível em que os europeus amam ir nas férias ou em feriados prolongados. Com belas vistas e recém-inserida no mercado econômico europeu, a Croácia vai te deixar apaixonado.
E para quem curte praia, vale ir de Dubrovnik para outros lugares. Estadias em Split e Hvar são indispensáveis, assim como uma passada na capital Zagred.
Viagem em agosto pelo Brasil
Serra Gaúcha
No território nacional, ainda dá para curtir aquele friozinho programando uma viagem em agosto para a Serra Gaúcha!
Seja Canelas, Caxias do Sul, Farroupilhas ou Nova Prata, a neve nunca é algo certe de se ver, mas durante agosto é quando há mais probabilidade disso acontecer.
O local atrai turistas nesse período, mas é quando melhor dá para curtir o frio e as belas paisagens, podendo ver um pouco de neve da janela enquanto aprecia um bom vinho. E como não há feriados nacionais neste mês, não existe uma data específica para preços mais altos do que o normal e cidades completamente lotada.
Ademais, em agosto é quando acontece o Festival de Cinema em Gramado, um dos principais eventos da cidade e da indústria no país. Caso queira estar por lá neste ano, em 2023 ele ocorre entre os dias 11 e 19 de agosto.
Lençóis Maranhenses
E para quem não curte muito o frio, os Lençóis Maranhenses são uma ótima pedida para uma viagem em agosto. E diferente do que muitos pensam, esse mês é o ideal para um passeio por lá.
Contudo, para conhecer o local é preciso escolher uma cidade ao redor para chegar de avião. Pode ser Santo Amaro, Atins ou Barreirinhas, sendo a última a mais famosa entre os turistas que aproveitam para conhecer a Lagoa Azul também.
Com raríssima possibilidade de chuva e temperaturas que variam de 25ºC a 32ºC, o local é perfeito para quem pode dar uma escapadinha no mês de agosto!
Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro não entrou na lista de destinos com praia para uma viagem em agosto, mas isso é porque outros locais podem levar as pessoas até á cidade maravilhosa durante esse período.
Com temperaturas mais amenas e poucos dias de chuva, o Rio de Janeiro é uma ótima opção para quem quer turistar sem tanto tumulto. Assim, é possível conhecer com mais tranquilidade o Pão de Açúcar e o Corcovado.
Além disso, com temperaturas mínimas de 18°C e máximas de 25°C, quem é de outro estado e não sente tanto frio quanto alguns cariocas, pode curtir muito as praias mais famosas da cidade quando o sol aparecer.
Enfim, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu do Futuro e uma passada para curtir a noite no bairro da Lapa são uma bela pedida. E como não chove em agosto, pegar a estrada para Petrópolis não é uma má ideia. Viagem em agosto: conclusão
Uma viagem em agosto precisa ser bem planejada, afinal, é alta temporada em alguns lugares. Contudo, dá para escolher um roteiro incrível sem gastar tanto ou se aventurar sabendo que não tem como fugir dos turistas e viver essa época deliciosa.
Fonte: fashionbubbles