Você está visualizando atualmente Novembro começa com tempo instável em MS
Nesta sexta-feira (1º) de novembro a previsão indica tempo mais instável com chuvas de intensidade fraca a moderada no estado de MS. Foto: Divulgação

Novembro começa com tempo instável em MS

Campo Grande tem máxima de 32ºC nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (1º) de novembro a previsão indica tempo mais instável com chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo no estado de MS (Mato Grosso do Sul).

Dessa forma, essa situação meteorológica ocorre devido ao deslocamento de cavados, aliado ao intenso transporte de calor e umidade. Além disso, a formação de áreas de baixa pressão atmosférica deverá favorecer a formação de instabilidades no estado de Mato Grosso do Sul.

Em relação às temperaturas, previstas mínimas entre 21-23°C e máximas entre 28-34°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado. Mas, nas regiões pantaneira e sudoeste
esperam-se mínimas entre 24-27°C e máximas entre 29-35°C.

Novembro tempo MS

Já nas regiões do bolsão e norte esperadas mínimas entre 21-24°C e máximas entre 30-35°C. Em Campo Grande, mínimas entre 21-24°C e máximas entre 28-32°C. Por isso, os ventos atuam do quadrante norte com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Chuva acima da média contribui para controle de incêndios no Pantanal

O Pantanal sul-mato-grossense registrou chuvas acima da média histórica ao longo de outubro, o que resultou em uma redução significativa nos focos de incêndio em todo o bioma. Mas, a intensificação das chuvas ocorreu principalmente nos últimos 12 dias do mês, favorecida pelo avanço de uma frente fria na região.

Segundo a meteorologista Valesca Fernandes, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), “a situação indica uma possível transição do período seco para o chuvoso”, com previsões de precipitações dentro ou próximas da média histórica para o próximo mês.

Contudo, a precipitação acumulada alcançou níveis acima da média em áreas como São Francisco, com 148,4 mm, Corumbá, com 115 mm, e Bela Vista do Norte, com 81,4 mm, enquanto regiões como Nhumirim – Nhecolândia e Porto Esperança permaneceram abaixo da média histórica de 76,1 mm.

Sendo assim, além do Pantanal, municípios de Mato Grosso do Sul também observaram índices elevados de chuvas nas últimas 96 horas: São Gabriel do Oeste, com 133,8 mm, Costa Rica, com 89,8 mm, e Corumbá, com 71,8 mm.

Fonte: pm campo grande