Buscando trazer a realidade para o mundo virtual permitindo criar e realizar infinitas possibilidades, muitas marcas já atuam no metaverso
Com a chegada da Meta, nome corporativo das marcas de Mark Zuckerberg, veio também o maior interesse pelo metaverso, e agora, há marcas que já atuam no metaverso.
Elas buscam, portanto, trazer a realidade para o mundo virtual permitindo criar e realizar infinitas possibilidades. Juntamente com a popularização do termo vem também o interesse das marcas para criarem suas realidades dentro de jogos. Surpreendeu e atraiu fãs de diversas áreas e nichos.
Veja algumas das marcas que já desenvolveram ações dentro de metaversos:
Nike
A Nike, em 2021, criou a Nikeland dentro do jogo Roblox. Também anunciou, dessa maneira, a compra da empresa Artifact Studios (RTFKT), especializada na criação de tênis e artefatos digitais. O objetivo: crescer no metaverso e atrair amantes da união entre moda e jogos.
Ralph Lauren
A Ralph Lauren apostou, contudo, na criação da Winter Scape, uma área de experiências. Possui, então, patinação no gelo e compras de roupas da coleção de 1990 da marca. Tudo isso também dentro do jogo Roblox. Outro sucesso em universos virtuais foi dentro do Zepeto, onde teve mais de 1 milhão de visitantes dentro de seu espaço imersivo.
Itaú
O Banco Itaú criou, então, uma ação chamada #2022EmUmaPalavra. E, assim a transportou para o multiverso. Visa, dessa maneira, chamar a atenção do público gamer para a campanha da empresa. A ideia inicial foi colocar a campanha nos outdoors da Cidade Alta, servidor de RolePlay da Outplay, assim como nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Vans
A marca de vestuário e skate Vans ingressou no Roblox. Criou, dessa forma, o “Vans World”, onde é possível realizar compras e criar diversos estilos de customização de tênis dentro do jogo, fortalecendo a criação no mundo digital entre moda e esportes virtuais.
Fortnite
Criado pela empresa Epic Games, o Fortnite ganhou bastante notoriedade em um grande evento in-game no ano de 2020. Com o recebimento de um aporte no valor de US$1 bilhão, a plataforma desenvolveu a criação do seu universo no metaverso. Com esse potencial em alta, fechou parcerias com várias marcas, dentre elas Balenciaga, Gucci e Burberry.
Gucci
Com a grande busca pelas NFTs, token não fungível, o universo da moda está cada vez mais participante em ambientes digitais. A Gucci vendeu, portanto, a versão digital da bolsa Dionysus na plataforma do jogo Roblox. Valor de US$4.115. Preço maior do que a versão física do produto.
Balenciaga
Com uma proposta diferente, a Balenciaga propôs ao Fortnite vender quatro itens de sua coleção para servir de skins e acessórios dos avatares dos jogadores. Torna-se, portanto, a primeira marca de luxo a fechar parceria com o game. As skins da Balenciaga custam 1000 V-Bucks, o que equivale a aproximadamente US$8.
Burberry
A marca de moda de 165 anos entrou no metaverso em parceria com o jogo online de multi jogadores Blankos Block Party, o objetivo é atrair visibilidade e exposição de suas peças, como braçadeiras e jetpacks.
Stella Artois
A Stella Artois, que já era conhecida por patrocinar pistas de corrida de cavalos premium, adaptou esse conceito para o metaverso. A marca de cerveja apostou, portanto, no patrocínio dentro de jogos online de corrida de cavalos, com a Zed Run, plataforma baseada em blockchain.
Lojas Renner
A Renner, mais uma parceira do Fortnite, inaugurou uma loja dentro do jogo. E para chamar a atenção do público presente virtualmente, realizou uma enquete interativa para a escolha de estampas que farão parte das peças que serão comercializadas na loja.
Fonte Forbes