Você está visualizando atualmente Engenharia Verde é tendência e traz soluções inovadoras
O esperado é que as cidades inteligentes respeitem ainda mais o ecossistema da engenharia Verde

Engenharia Verde é tendência e traz soluções inovadoras

Ideias apresentadas na exposição do Smithsonian traziam uma combinação de soluções reais para Engenharia Verde

Precisa-se reavaliar urgentemente nossas ações e apostar mais nas tendências de Engenharia Verde, que impactaria menos a natureza e ajuda a aproveitar melhor os recursos que temos disponíveis em nosso planeta.
A exposição Futuros apresentou, no final do ano passado vários trabalhos de Engenharia, com uma visão mais POSITIVA para o futuro da humanidade. O evento realizou-se através do Instituto Smithsonian, maior rede de museus, centros de educação e pesquisa, em Washington nos Estados Unidos.

Todas as boas ideias apresentadas na exposição do Smithsonian traziam uma combinação de soluções reais. Algumas ainda em fase de desenvolvimento – com soluções de design do passado. Confira, a seguir, diversos conceitos inovadores de Engenharia.

Engenharia Verde traz próximas tendências tecno-ecológicas
O ecossistema da engenharia Verde

Cidades inteligentes na Engenharia Verde

Como serão as cidades no futuro? Bem, elas devem atender melhor às nossas necessidades, contando com o auxílio das novas tecnologias. O esperado é que elas respeitem ainda mais o ecossistema. Sendo, portanto, um lindo habitat para espécies de plantas e animais silvestres. Inclusive, utilizando computadores de última geração para controlar áreas de cultivo, como hortas urbanas.

Claro que não podemos negar algumas transformações que já estão ocorrendo, dessa forma, no planeta Terra – com ou sem a ação humana. Um exemplo é o aquecimento global e a elevação do nível das águas dos mares e oceanos.

É provável, portanto, que muitas áreas urbanas irão desaparecer no processo. E, eventualmente, parte delas devem ser deslocadas para o mar. É aí que entra o conceito das cidades flutuantes. Nesta linha, podemos citar os projetos do Grupo Bjarke Ingels, reconhecido pelos seus projetos atraentes, sustentáveis e modernos ao redor da Dinamarca.

Mobilidade ágil

Responda: como você vai de um ponto a outro nas grandes cidades? Pois saiba que, em breve, o transporte urbano será muito mais rápido! Primeiro, iremos contar com soluções como da tecnologia Hyperloop, que utiliza um tubo de vácuo para fazer viagens terrestres. Podem, dessa maneira, até mesmo atingir velocidades de avião.

A ideia impulsionou-se, no entanto, em 2012 pelo CEO da SpaceX Elon Musk e pelo fundador da Virgin Group Richard Branson. Agora, faz parte também dos planos do Brasil.

Na mostra em Washington, foi apresentado o modelo Bell Nexis Air da fabricante Bell Trextron. Trata-se, portanto, um carro híbrido voador projetado para decolar e pousar verticalmente.

E aqui mesmo no Brasil, a cidade do Rio de Janeiro está testando um modelo de táxi aéreo em trajeto específico.

Agricultura amiga

O que queremos mais?! Sim, abundância de água e energia elétrica! E a Engenharia caminha para nos ajudar ainda mais nesta questão!

Estão surgindo soluções como a Waha Water Harvester da Waha startup. Trata-se de um equipamento movido a energia solar. Pode, dessa forma, converter o vapor de água do ar. Ssuficiente para até três adultos, mesmo nas condições mais áridas, como a encontrada no deserto de Mojave, na Califórnia.

Mas os planos são, portanto, conseguir soluções ainda melhores que ajudem vilas inteiras.

Prédios ‘fazendas verticais‘ estão sendo construídos no mundo, a exemplo dos planos arrojados da China. A empresa Alphabet da Google está explorando uma ideia de protótipo através da startup X.

Trata-se, portanto, do X Mineral Rover, um veículo autônomo de quatro rodas do tamanho de um pequeno carro. Usa, portanto, inteligência artificial para ajudar agricultores a maximizar o rendimento das colheitas.

Cápsula Mundi

O conceito da Cápsula Mundi é, portanto, de um caixão biodegradável em forma de ovo e que também serviria de base para uma nova árvore germinar. Esta ideia ecologicamente correta foi exposta em todo o mundo. Também foi outra atração na exposição do Smithsonian.

Fontes: Telogistic, Vogue, Protege-engenharia, Engenharia 360