Você está visualizando atualmente NAVIRAÍ: Patronato Penitenciário recebe pintura padronizada com Agepen
O Patronato Penitenciário recebe nova pintura em Naviraí: padronização da Agepen. Além de manutenção predial e reforço na iluminação externa

NAVIRAÍ: Patronato Penitenciário recebe pintura padronizada com Agepen

Melhorias no Patronato Penitenciário

O Patronato Penitenciário recebe nova pintura em Naviraí. A obra ganhou manutenção predial e reforço na iluminação externa. Assim, todo o projeto está sendo feito conforme padronização da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

Essa ação é fruto de uma parceria da agência penitenciária com a Prefeitura Municipal de Naviraí. Nesse sentido, o objetivo é proporcionar identificação visual. Além de ampliar a segurança do local.

A unidade assistencial atende penitenciados na condicional. Como também, os que já estão livres da prisão e recebem a ajuda em sua reintegração social. E dessa forma, pretende-se diminuir a reincidência criminal. Tudo em parceria firmada com a Prefeitura. Sobretudo, para oferecer ocupação produtiva.  “Neste ano, fizemos convênio com uma empresa privada. Dessa forma, para abranger o maior número de prisioneiros”,  afirmou a diretora do Patronato de Naviraí, Neide de Oliveira Alves.

“A agência penitenciária, como um todo, tem atuado de forma responsável e assertiva. Com o propósito de transformar as vidas daqueles que passam pelo sistema prisional. Tudo isso, através do ensino. Como também da cultura e do trabalho. Nossa missão é devolver à sociedade, cidadãos capacitados. Para viver, contudo, com respeito e dignidade”, ressalta a diretora do Patronato.

Patronato Penitenciário recebe nova pintura

Além disso, a diretora destaca que as melhorias é graças ao olhar humanizado. Principalmente, da gestão municipal. O objetivo, nesse sentido, é proporcionar um ambiente mais acolhedor e ressaltar a importância deste trabalho. Especialmente para as pessoas assistidas no município. Embora a ressocialização beneficia a sociedade como um todo. Já que a mesma contribui na redução dos índices da violência e do crime.

Enfim, todos os internos são atendidos de forma individualizada na unidade. Ali eles recebem as orientações necessárias e preenchem uma ficha. Nela colocam sua escolaridade, sua pretensão de cursos. Assim também, sua aspiração quanto a um trabalho externo. Desse modo, são encaminhados, conforme as demandas apresentadas.

Como surgiu o Patronato Penitenciário de Naviraí 

O Patronato Penitenciário de Naviraí foi criado em 28 de julho de 2014. Com a direção do policial penal Paulo Sérgio Vieira. Ele adequou e ampliou o prédio por meio da parceria da Agepen e a Prefeitura Municipal de Naviraí. Bem como com o Poder Judiciário, como também o Ministério Público Estadual. Além do Conselho da Comunidade do município.

Pois a unidade assistencial realiza a adequação e orientação aos internos. Tanto dos regimes semiaberto quanto do regime aberto. Essa orientação, se estende ao atendimento dos familiares dos presos. Ou seja, vai além da confecção da Carteira de Visitante. Estende-se ao encaminhamento de vagas de trabalho à empresas conveniadas.

Aliás, orientar os egressos do sistema prisional também é função do Patronato. Sobretudo, quanto às condições judiciais impostas a cada regime. Além disso, há uma busca ativa de parcerias e convênios. Com a finalidade de oferecer cursos profissionalizantes. Bem como ocupação produtiva para todos os envolvidos.