GEMED inicia projeto de recomposição da aprendizagem e reforço para estudantes do 9º Ano
A GEMED – Gerência Municipal de Educação da Prefeitura de Naviraí, deu início ao Projeto de Recomposição da Aprendizagem e Reforço (PRAR) ação desenvolvida para as turmas do 9º Ano das escolas da Rede Municipal de Educação, que visa auxiliar os estudantes que encerrarão o Ensino Fundamental.
As aulas ministradas no contraturno, buscando desenvolver habilidades necessárias para que os estudantes possam estar preparados para a próxima etapa da Educação Básica, o Ensino Médio.
Os professores que irão ministrar as aulas supervisionados pela Coordenação Pedagógica dos Anos Finais (6º ao 9º) e a Coordenação de Área.
É importante ressaltar que, a pandemia da Covid-19 prejudicou a aprendizagem escolar de milhares de estudantes no Brasil, e por isso o PRAR retomará conteúdos por meio da recomposição para melhorar a proficiência escolar.
Assim, o projeto investigará a aprendizagem dos estudantes fazendo uso de atividades e simulados para identificar habilidades consolidadas e as que estão com defasagem e que inviabilizam o processo de aprendizagem.
A expectativa é que o projeto também possa preparar as turmas do 9º Ano para a avaliação externa que ocorrerá em todas as escolas do Brasil.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) teve alguns ajustes para se adequar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e atualizou a matriz de referência de Linguagem e Matemática em 2022, tornando-se necessária a formação de uma equipe para estudar as mudanças e planejar as atividades desenvolvidas.
Neste mês de maio, as ações iniciaram com a contratação de quatro professoras que na primeira quinzena se reuniram com a Coordenação de Área para estudo e planejamento. Na segunda quinzena a equipe começa o atendimento nas cinco escolas da Rede Municipal de Ensino que atendem o 9º Ano: Milton Dias Porto, Maria de Lourdes Aquino Sotana, Marechal Rondon, José Carlos da Silva e Odércio Nunes de Matos.
Com esta ação, a GEMED estará proporcionando a todos os estudantes que encerram o Ensino Fundamental em 2023, um ensino de qualidade e eficiente para que obtenham sucesso em uma futura jornada acadêmica.
Fonte: pm naviraí