Ação liderada pela Gerência de Meio Ambiente de Naviraí busca conscientizar pescadores e turistas sobre a necessidade de levarem o lixo para o correto descarte
A Gerência Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Polícia Militar Ambiental de Naviraí (MS), realizou (24) a implantação de oito placas de conscientização, às margens o rio Amambai.
A iniciativa, portanto, tem o objetivo de sensibilizar pescadores, turistas e demais públicos que se utilizam do rio para lazer e demais atividades, sobre a importância do descarte adequado dos resíduos sólidos. E, sobretudo, dos impactos ambientais negativos que o lixo lançado em qualquer lugar pode provocar aos recursos naturais.
Rio Amambai abrange dez municípios de Mato Grosso do sul
O rio Amambai possui uma extensão aproximada de 290 km. Abrange, ainda assim, dez municípios de Mato Grosso do sul. Isso desde a sua nascente até a foz, no rio Paraná. São banhados por este rio: Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Iguatemi, Itaquiraí, Juti, Laguna Carapã, Naviraí e Ponta Porã. De acordo com o Plano Estadual de Recursos Hídricos a referida bacia abrange 31,31% do território de Naviraí.
Polícia Militar Ambiental
“Este descarte inadequado, dentre outras ações ambientais perniciosas, resultam em impactos absolutamente prejudiciais à fauna, à flora e aos recursos hídricos. O lixo, dessa maneira, acaba sendo levado para o leito do rio, sufocando a vida aquática e poluindo toda a natureza. Para evitar e combater todos estes problemas é que atuamos nesta ação de conscientização. Isso por meio das placas de orientação, pedindo que todos levem o lixo para o correto descarte ”, justifica Luiz Alberto Ávila Júnior.
O gerente destaca o apoio da Polícia Militar Ambiental, por meio do Comandante o Tenente Ismael Carlos Frais Junior. Ele, mais uma vez, está colaborando com esta e outras ações de conscientização que visam a preservação do ecossistema realizadas pelo Governo de Naviraí.