Novo momento da Fase 3 do programa oferece encontros online para integrar conhecimento e experiência em gestão pública.
O programa MS Ativo Municipalismo, do Governo de Mato Grosso do Sul, inicia na próxima sexta-feira (26) as capacitações estratégicas voltadas para gestores e agentes municipais. A iniciativa faz parte do novo momento da Fase 3 do programa, que visa fortalecer a cooperação entre Estado e municípios.
Dessa forma, em formato de websérires, os encontros online realizados mensalmente, até dezembro, no YouTube da Escolagov.
Com o objetivo principal de fortalecer a troca de experiências entre o Estado e os municípios e aprimorar a gestão municipal, bem como, gestores e profissionais de diferentes áreas terão acesso a conteúdos que agregam valor ao trabalho diário nas prefeituras.
Por isso, a ideia é garantir a melhoria contínua e a implementação bem-sucedida de programas e serviços públicos, por meio de atuações mais eficientes e estratégicas, conectando desenvolvimento de capacidades institucionais.
MS Ativo capacitações
O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira explica que estes encontros vão servir para os gestores e agentes municipais debaterem e ampliarem seus conhecimentos. Sobretudo nas alternativas que se criam, a partir do desenvolvimento de projetos mais consistentes.
“Um dos temas que será debatido, o foco em indicadores que aborda a lógica para construir todo um projeto, todo um conjunto de políticas públicas para mudar um determinado indicador já reconhecido nacionalmente. Mas, a ideia é fazer essa lógica virar uma cultura dentro dos municípios e no Estado. Por isso a capacitação visa mobilizar esses gestores e agentes técnicos municipais, no sentido de alcançar o melhor resultado para a população”, destacou.
Contudo, a programação de cada encontro da websérie divulgada no início de cada mês, e cada sessão contará com especialistas convidados abordando tópicos selecionados com base em um processo de escuta junto aos municípios.
Esses temas serão relevantes para as 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul e estarão relacionados ao Programa MS Ativo. Além disso, ao longo dos meses, haverá encontros exclusivos com os 52 municípios que aderiram à fase 3. Sempre focados no monitoramento dos planos de ação elaborados conjuntamente no Programa MS Ativo.
MS Ativo – Fase 3
A terceira fase do programa MS Ativo tem como pilar a cooperação entre Estado e munícipios. O programa buscará uma nova abordagem no municipalismo que foca na gestão baseada em evidências e orientada a resultados.
Para isso, juntos Estado e municípios elaboram estratégias para a superação dos desafios através de um trabalho multidisciplinar e em rede. Dessa maneira, haverá o compartilhamento de boas práticas nas áreas de saúde, educação e ambiente de negócios.
Ao todo, 52 municípios aderiram à fase 3 do programa. Isso representa 76% da população de Mato Grosso do Sul. Com potencial, nesse sentido, de impactar mais de 2,1 milhões de pessoas. Assim, por meio da plataforma MS Ativo, foram elaborados 200 planos de ação pelos municípios, com quase 2 mil entregas a serem executadas em 2024.
Fonte: gov.ms