Inscrições abertas entre 8 e 19 de maio e provas aplicadas nos primeiros domingos de novembro
O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgaram o cronograma oficial das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023.
Interessados em participar terão que ficar atentos às datas. Principalmente os alunos que necessitam solicitar a isenção da taxa de inscrição. Conforme a edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União), as justificativas de ausência do Enem do ano passado e o prazo para solicitar a isenção da taxa deverão ser feitas entre 17 e 28 de abril.
Já as inscrições para as provas deste ano serão abertas entre o dia 8 e 19 de maio. A previsão é que o cartão de confirmação das provas com local de aplicação seja divulgado em outubro de 2023.
Os estudantes tempo para estudar, já que o exame será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Como nos anos anteriores, elas ocorrerão em dois domingos seguidos com divisão de conteúdo.
Cronograma Enem 2023
Serão 180 questões de múltipla escolha, sendo que no primeiro domingo, 5 de novembro, está marcada a prova de redação, Linguagem e Ciências Humanas. A divulgação do gabarito será dia 24 de novembro. O resultado oficial sai no dia 16 de janeiro e 16 de março do ano que vem.
Vale lembrar que as notas do Enem usadas para acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas.
Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Educação
A educação é um processo de ensino e aprendizagem. Não apenas na voz de milhares de professores, mas também na escrita, no som e no comportamento humano.
Apresentar o conhecimento em diversos espaços de convívio público ou particular; formal ou informalmente para que haja constante desenvolvimento nas escolas é critério fundamental para a melhoria do segmento no país.
Fonte: mec