Essa é a primeira alteração no teclado dos seus computadores em quase três décadas
A Microsoft anunciou na quinta-feira (4) que adicionará uma tecla de atalho para a assistente de inteligência artificial (IA) do Windows. Essa é a primeira alteração no teclado dos seus computadores em quase três décadas.
Assim, o atalho vai substituir o botão de Menu, ao lado da tecla Alt direita, e deve ser semelhante à tecla de Iniciar. Ao ser acionado, abrirá uma caixa de interação do Copilot da Microsoft. Assistente de IA integrado ao Windows 11 que usa a mesma tecnologia do ChatGPT, desenvolvido pela americana OpenAI. Aliás, a desenvolvedora do Windows investiu US$ 10 bilhões na gigante da inteligência artificial generativa, e passou a ter prioridade de acesso às soluções desenvolvidas pela empresa.
“Há quase 30 anos, introduzimos a tecla Windows no teclado do PC que permitiu que pessoas de todo o mundo interagissem com o Windows”. Afirma Yusuf Mehdi, vice-presidente executivo e diretor de marketing de consumo da Microsoft. “Vemos isso como mais um momento transformador em nossa jornada com o Windows, onde o Copilot será o ponto de entrada no mundo da IA no PC”.
Desse modo, a nova tecla será o grande anúncio da empresa na Consumer Electronics Show (CES), principal feira de eletrônicos do mundo, marcada para ocorrer entre 9 e 12 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos. Segundo a Microsoft, a função permitirá criar imagens, escrever e-mails, organizar planos e pedir resumos sobre assuntos específicos, similar ao que usuários podem fazer na versão paga do ChatGPT-3.5 e 4.
O Financial Times projeta que a Microsoft ultrapasse a Apple e passe a ser a companhia mais valiosa do mundo em 2024. Portanto, a integração do sistema operacional com a IA, vista como a principal inovação no mercado. Aliás, a Microsoft trabalha em uma nova atualização do Windows que integra todo o sistema operacional com a inteligência artificial.
Fonte: tecnologia