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Maior movimentação do mercado de luxo acontece nos principais shoppings que oferecem variações de marcas internacionais

Mercado de luxo cresce no Brasil neste ano mesmo com crise

Teve crescimento médio de 51,74% em setembro de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado

Mercado de luxo cresce no Brasil neste ano mesmo com crise. Muitos setores e marcas nacionais sofreram com a queda nos lucros durante os últimos dois anos. Mas não foi o que aconteceu com o mercado de luxo. Teve crescimento médio de 51,74% em setembro de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados apurados pela Associação Brasileira das Empresas de Luxo, Abrael.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael), que viu as vendas de itens de alto padrão despontarem a partir do ano passado, essa alta se deve, portanto, a classe média alta. Antes investia seu dinheiro em produtos no exterior, e com as restrições causadas pela pandemia. Passou, agora, a consumir no país, o que segundo Roberto Veiga, coordenador da Abrael, também provocou um olhar das marcas para o Brasil. Ele explicou que, antes da pandemia, esse tipo de consumidor comprava peças de grife no exterior.
“Como o brasileiro não pode viajar para fazer compras, as marcas perceberam uma demanda potente no país e começaram a investir. Hoje, peças exclusivas que não chegavam por aqui, agora chegam, acompanhando o cenário internacional”, destacou Veiga.
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Mercado de luxo

De acordo com o levantamento divulgado pela Abrael, a receita do mercado de bens de luxo chegou, portanto, a US$ 5.226 milhões em 2020. A projeção, nesse sentido, é de um aumento de 3% até 2025.
A maior movimentação acontece, dessa forma, nos principais shoppings que oferecem variações de marcas internacionais. Tiveram boom de vendas acontecendo, sobretudo, por meio do e-commerce, com 694% de crescimento do consumo.
Mesmo com as restrições da pandemia, as vendas nos shoppings de luxo de grandes cidades não foram tão afetadas por conta dos serviços de entregas e vendas por aplicativos e redes sociais.

Consumo de mercado de luxo

Segundo o coordenador da Abrael, o consumo de luxo da pandemia foi sofrendo alterações com o passar do tempo. No primeiro momento, as pessoas procuraram por autocuidado, a exemplo dos produtos específicos de cuidados com a pele, seguido de artigos para casa. Já após as flexibilizações, começaram a investir também em roupas, automóveis, e até mesmo em lanchas e jatinhos.
“À medida que o tempo ia passando, as prioridades do consumidor foram sofrendo alterações. No início da pandemia, vimos uma procura por autocuidado e bem-estar. Agora, estamos percebendo um upgrade em bens de consumo como carros e viagens. Para se ter uma noção, carros como Jaguar e Porsche estão com alta procura no mercado”.

 

Fonte: Fecomércio/opovo