O executivo disse que esse tipo do dispositivo criará uma nova geração de experiências visuais e se tornará parte do dia a dia
Mark Zuckerberg, presidente da Meta, mostrou nesta segunda-feira (20/6) quatro protótipos de óculos de realidade virtual e aumentada. Segundo ele, o objetivo é tornar o metaverso tão realista quanto o mundo físico.
“Telas que correspondem à capacidade total da visão humana vão criar algumas experiências fantásticas. A primeira é uma sensação realista de presença, de estar com alguém ou em algum lugar como se fosse fisicamente”, afirmou Zuckerberg.
Além disso, o executivo disse que esse tipo do dispositivo criará uma nova geração de experiências visuais e se tornará parte do dia a dia. Mas, ele explica que ainda é preciso resolver desafios como melhorar a resolução, o foco e a cores que aparecem nos aparelhos.
” De fato, vamos ter que encaixar toda essa tecnologia em dispositivos mais leves e finos do que qualquer coisa que exista. Temos as melhores equipes do mundo a trabalhar em todos estes problemas”, publicou na sua página no Facebook.
Protótipos dos Óculos de Mark Zuckerberg
Portanto, os quatro protótipos apresentados pelo Mark são:
- Butterscotch: mostra imagens com resolução próxima à de uma tela de retina e permite ler textos com letras pequenas;
- Half Dome: tem foco dinâmico, isto é, consegue destacar tanto os objetos que estão próximos na imagem quanto os que estão distantes;
- Starbust: segundo a Meta, é um dos primeiros dispositivos de realidade virtual com HDR (sigla em inglês para “Grande Alcance Dinâmico”), tecnologia que oferece cores mais vivas;
- Holocake 2: é o mais leve e mais fino dispositivo de realidade virtual já produzido pela empresa, e funciona em conexão com o computador.
Realidade virtual
Para Zuckerberg, apesar do avanço que feito por dispositivos de realidade virtual, ainda há um longo caminho a se percorrer no desenvolvimento de telas e elementos gráficos para alcançar um realismo visual.
“A razão disso é que o sistema visual humano é profundamente integrado. Apenas ver uma imagem realista não é suficiente. Por isso, para obter a sensação de imersão, outras informações visuais também são necessárias. E isso é muito mais complexo do que apenas exibir uma imagem realista em uma tela de computador ou TV”.
Aliás, ele também destacou que os dispositivos precisam rastrear movimentos de forma realista. “Assim, quando virarmos a cabeça, vai parecer que estamos na posição correta no mundo imersivo”, disse.
‘Teste visual’ de Turing
A Meta busca uma aprovação no que chama de “teste visual de Turing”. O termo é uma referência ao teste criado em 1950 pelo matemático Alan Turing para avaliar se um computador poderia ser confundido com um humano.
Sendo assim, no teste visual, a companhia pretende avaliar se o que é mostrado no dispositivo de realidade virtual pode se passar por imagens do mundo real.
“Ele é um teste completamente subjetivo, porque o importante nele é a percepção humana do que está sendo visto, a experiência humana, em vez de medições técnicas”, explica Michael Abrash, cientista-chefe do laboratório de realidade virtual da Meta.
Segundo ele, nenhuma tecnologia existente hoje em dia pode passar no teste visual de Turing.
“Embora a realidade virtual já crie uma forte sensação de presença, de estar em lugares virtuais de uma maneira genuinamente convincente, ela ainda não chegou ao nível de deixar uma pessoa em dúvidas sobre se o que está vendo é real ou virtual”, acrescentou.