Por outro lado, apresentaram taxas negativas Combustíveis e lubrificantes (-2,7%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%).
Vendas no varejo em fevereiro
De acordo com o IBGE, o resultado de supermercados segue o mesmo tipo de intensidade dos últimos meses, com exceção de janeiro, quando houve crescimento de 0,8%. Sendo um setor que tem variado muito pouco nos últimos seis meses.
“Observa-se uma mudança de foco de consumo nos últimos meses que passa de um cenário de orçamento mais restrito. Concentrado em produtos básicos, para um momento com mais espaço para que haja consumo de outros tipos de produtos”. Avaliou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
“Tal cenário tem relação com o aumento do crédito, em virtude da diminuição da taxa básica de juros. Assim como crescimento da massa de rendimento real e da população ocupada”, completou.
O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, teve aumento de 1,2% nas vendas em fevereiro sobre o mês anterior.
Aliás, houve alta de 3,9% entre veículos e peças no mês, contra queda de 0,2% no material de construção.