A vice-presidente ficará no cargo durante uma colonoscopia de rotina que será realizada por Joe Biden
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, assumirá o governo nesta sexta-feira, 19, enquanto o presidente norte-americano, Joe Biden, estiver sob anestesia. Bide fará uma colonoscopia de rotina que faz parte de seu exame físico anual. Isso, segundo afirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, em um comunicado. Passada 1 hora e 20 minutos, o cargo voltou para Biden.
Kamala foi a presidente das 10h10 às 11h35 dos EUA. Isso torna Kamala a primeira mulher a deter o poder presidencial na história dos EUA.
A vice-presidente trabalhou em seu escritório na Ala Oeste durante esse período. O poder presidencial já foi transferido para seu vice anteriormente, quando o então presidente George W. Bush fez colonoscopias em 2002 e 2007, e a transferência segue o processo estabelecido na Constituição, disse Psaki.
Embora persistam as especulações sobre se ele vai concorrer à reeleição em 2024, ele tem dito que espera buscar um segundo mandato ao lado de Kamala. Vale lembrar que Biden, é a pessoa mais velha a assumir a presidência na história dos Estados Unidos. Ele fará que 79 anos no sábado (20).
Quem é Kamala Harris?
Kamala Devi Harris (Oakland, Califórnia, 20 de outubro de 1964) é uma advogada e política norte-americana, que atualmente serve como 49.° vice-presidente dos Estados Unidos. Filiada ao Partido Democrata, foi senadora dos Estados Unidos pela Califórnia de 2017 a 2021, e procuradora-geral da Califórnia de 2011 a 2017, tendo sido a primeira mulher procuradora-geral do estado.
Foi ainda a primeira senadora e vice-presidente de origem indiana e afro-americana. Filha de uma indiana e de um jamaicano, Harris graduou-se com um bacharelado em artes pela Universidade Howard e em direito pela Faculdade de Direito Hastings da Universidade da Califórnia.
Nos anos 1990, trabalhou no escritório do procurador-geral do distrito e da cidade de São Francisco. Em 2004, foi eleita procuradora-geral de São Francisco.
Harris foi eleita procuradora-geral da Califórnia em 2010, reelegendo-se em 2014. Em 2016, elegeu-se senadora pela Califórnia, mantendo no Senado uma postura crítica em relação ao governo Trump e sendo rotineiramente mencionada como uma potencial candidata à nomeação democrata para a eleição presidencial de 2020.
Formalizou sua candidatura à presidência, em janeiro de 2019, porém encerrou sua campanha em dezembro do mesmo ano. Em agosto de 2020, foi escolhida por Joe Biden como sua companheira de chapa e, em novembro, derrotaram Trump e Mike Pence. Foi empossada como vice-presidente em 20 de janeiro de 2021.
Fonte: Longview / Wikipedia