No momento, você está visualizando Inscrições abertas para curso gratuito de português para imigrantes em Mato Grosso do Sul
Inscrições abertas para curso de português para imigrantes em MS. Iniciativa faz parte do programa de extensão “UEMS Acolhe” Foto: MTE

Inscrições abertas para curso gratuito de português para imigrantes em Mato Grosso do Sul

Curso gratuito de português para imigrantes em MS

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso gratuito de português para imigrantes em MS, oferecido no “Espaço do Saber” da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso do Sul (SRTE-MS). A iniciativa visa capacitar imigrantes que chegam ou já vivem no estado, facilitando a comunicação, o acesso a serviços e ampliando suas oportunidades de inclusão social e no mercado de trabalho.

Primeiramente, o curso faz parte do programa de extensão “UEMS Acolhe”. Ademais, o curso terá duração de 12 semanas e por conseguinte, totalizará 60 horas de aula. Por fim, as aulas serão distribuídas em sete cidades. Ou seja, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Naviraí e Sidrolândia.

Na capital, por exemplo, as aulas começam em 27 de agosto. Assim, ocorrerão no Espaço do Saber. As turmas serão nos períodos matutino e vespertino. Os horários são das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30. As aulas, entretanto, serão ministradas por voluntários da UEMS. Por fim, são 30 vagas por período. Os encontros, por sua vez, acontecem sempre às quartas-feiras.

Para o superintendente regional do Trabalho do MS, a ação é essencial para ampliar oportunidades e promover a inclusão. “O curso não apenas auxilia os migrantes no aprendizado da língua, mas também contribui para sua inserção no mercado formal de trabalho, ampliando oportunidades e fortalecendo a cidadania”, destacou.

As inscrições são gratuitas, e o curso é oferecido em três níveis:

  • Básico: para quem ainda não fala português;
  • Intermediário: para quem já tem noções de fala e escrita;
  • Avançado: para quem deseja aperfeiçoar o domínio do idioma.

Até o momento, mais de 4 mil migrantes e refugiados de 35 nacionalidades, como venezuelanos, haitianos, colombianos, senegaleses e egípcios, receberam o benefício. Somente no primeiro semestre de 2025, 246 alunos concluíram o curso. Assim, eles e receberam certificados reconhecidos como comprovação oficial de proficiência em português, válidos para processos de naturalização no Brasil.

Os interessados devem se inscrever pelo link: https://forms.gle/hmPfo99oFnKxx1qt9 (copie e cole em seu navegador).

Mais informações pelo e-mail uemsacolhe@uems.br ou pelo WhatsApp (67) 3901-1888.

Serviço

Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do MS

Telefone: (67) 3901-3008 / 3901-3014

Local: Rua 13 de Maio, 3.214 – Centro, Campo Grande-MS

Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Fonte: MTE