Mato Grosso do Sul já vacinou com as duas doses, da imunização contra a Covid-19, mais de 23% da população. Na comparação com os outros estados, é um índice muito bom, que coloca o Estado no topo do ranking entre os que mais vacinaram no País.
Para o governador Reinaldo Azambuja os bons resultados têm relação direta com a capacidade de dialogar com os municípios. Um programa de incentivos financeiros às equipes municipais de saúde, criado pelo Governo do Estado, tem sido fundamental para os avanços na imunização.
Em entrevista à rádio CBN (8/8), Reinaldo Azambuja explicou que os avanços na vacinação e as medidas restritivas recomendadas pelo programa Prosseguir também contribuíram para redução nos índices de internações. A previsão, segundo o governador do MS, é vacinar toda a população acima de 18 anos até o final de agosto.
A distribuição de valores desse incentivo é feita com base na população dos municípios, estimada para o ano de 2020. Ao todo serão disponibilizados mais de R$ 5 milhões em incentivos financeiros, dividido em seis parcelas, referente aos repasses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.