Reinaldo Azambuja inaugura sede da Delegacia de Crimes Ambientais e Abigeato nesta quarta-feira (29) em Campo Grande (MS)
No Dia do Policial Civil, celebrado nesta quarta-feira (29), o governador de MS, Reinaldo Azambuja, inauguram em Campo Grande a Deleagro – Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato (é uma espécie de crime de furto que envolve a subtração de animais, principalmente domesticados, como animais de carga e animais para abate, no campo e fazendas).
Participam também da inauguração, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira; o delegado-geral da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo, e o delegado da Deleagro, Mikaill Alessandro Gouvea Faria.
A solenidade de inauguração acontece às 7h30. Será na nova sede da Deleagro, na Rua Mário Edson de Barros, nº 121, no Bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande. Durante a cerimônia, serão feitas homenagens aos policiais civis; com destaque para o delegado Mikaill, primeiro titular da unidade, que faleceu em acidente automobilístico em maio desse ano.
A Deleagro é uma conquista do setor agropecuário. Trata-se, sobretudo de uma reivindicação antiga de mais segurança. A delegacia já está em funcionamento e tem a missão de reprimir e investigar crimes como o abigeato, ou seja, furtos de animais domésticos no campo e nas fazendas, principalmente de gado. Outra atribuição da Deleagro, por exemplo, é a investigação e repressão dos furtos e roubos de insumos, defensivos e maquinários agrícolas.
Assim, cabe ainda a Deleagro a atuação nos delitos decorrentes de crimes agrários. Principalmente naqueles que ocorrem violência. Assim, esse trabalho acontecerá em cooperação com demais instituições e órgãos. Com ressalvas, entretanto, àquelas com competência federal. Dessa forma, a delegacia prestará apoio às demais unidades policiais na apuração de crimes contra o agronegócio.
Delegado da Deleagro
A Deleagro foi oficialmente criada no dia 28 de abril deste ano. Trata-se de um decreto do governador e do secretário de Segurança, publicado no Diário Oficial do Estado.
Nomeado o primeiro delegado titular da Deleagro, em 30 de abril deste ano, o delegado Mikaill Alessandro Gouvea Faria sofreu um acidente de carro na BR-060, entre Sidrolândia e Campo Grande, em 6 de maio deste ano, quando retornava de uma diligência na região sul do Estado e foi à óbito no dia seguinte, na Santa Casa de Campo Grande.
O Conselho Superior da Polícia Civil (CSPC), encaminhou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), um pedido para a indicação do nome do delegado para a mais nova especializada.
A proposta foi encaminhada ao Governo do Estado. Em seguida, propôs à Assembleia Legislativa de MS o Projeto de Lei 241/2021 que trata de homenagem a Mikaill. A Casa de Leis aprovou a matéria no início deste mês. Desse modo, o governador Reinaldo Azambuja sancionou a Lei nº 5.708, que deu à Deleagro a denominação Delegacia Especializada de Combate à Crimes Rurais e Abigeato, Delegado Mikaill Alessandro Gouvea Faria.
Natural de Pirajuí (SP), Delegado Mikaill atuou por 7 anos na Polícia Civil do Mato Grosso do Sul. Ele concorreu e se classificou em concurso público para delegado da instituição em 2014, Em seguida, ocupou o cargo na Delegacia de Polícia de Amambai.
Logo recebeu uma promoção para delegado regional adjunto da Delegacia Regional de Ponta Porã, em 2018.