Você está visualizando atualmente Fiems recebe delegação da Suíça para debater relações comerciais
O vice-presidente da Fiems, recebeu, o embaixador da Suíça e a delegação de empresários suíços para debater negócios entre os países.

Fiems recebe delegação da Suíça para debater relações comerciais

Lazzeri destacou o crescimento econômico do Estado e a presença Suíça no Brasil, com mais de 500 empresas e 85 mil empregos

O vice-presidente da Fiems, Crosara Júnior, recebeu, o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, e a delegação de empresários suíços para debater oportunidades de negócios entre os países. Também participaram da recepção o senador Nelsinho Trad e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.

Dessa forma, segundo o vice-presidente da Fiems, Mato Grosso do Sul passa por um momento muito importante e ter parceiros comerciais como a Suíça, que abriga uma das principais indústrias de alimentos do mundo, além de possuir um forte sistema bancário, capaz de auxiliar em financiamentos e investimentos necessários, é estratégico.

“A partir de hoje, iniciamos uma relação formal com um grupo de trabalho para encontrar caminhos para que possamos juntos trazer as empresas suíças para Mato Grosso do Sul”, destacou Crosara Júnior.

Por isso, Lazzeri destacou o crescimento econômico do Estado e a presença Suíça no Brasil, com mais de 500 empresas e 85 mil empregos, como fatores determinantes para estreitar os negócios.

“Queremos fortalecer nossas relações com projetos concretos. Então, começamos os contatos com a indústria. Nossa delegação é formada por empresas, portanto, falamos do grande potencial de cooperação com o Estado, nas áreas de infraestrutura, agronegócio, saneamento e geração de energia”, listou.

Fiems delegação Suíça

O secretário Jaime Verruck garantiu que os investidores suíços podem olhar para Mato Grosso do Sul como uma oportunidade para remunerar seu capital para novos investimentos.

“Esse movimento realizado pela Federação das Indústrias e o governo caminha na busca da internacionalização do Estado, tanto na captação de investimento quanto na busca de novos mercados”.

O senador Nelsinho Trad destacou o papel de protagonismo da Fiems no diálogo com outros países e na busca por relações comerciais sólidas.

“Temos através dessa linha de trabalho uma conectividade com os países que vêm conhecer o nosso Estado. A Federação é um carro-chefe no movimento econômico local e a cada vez que pudermos oportunizar e facilitar essa interligação”.

Sendo assim, a Suíça mantém com o Brasil, não só relações comerciais, mas tecnológicas e de preservação ambiental. No ano passado, o país europeu assinou acordo de doação para o Fundo Amazônia, uma das principais fontes de financiamento de ações de proteção ao meio ambiente na região. O primeiro aporte foi de R$ 30 milhões.

Lei: desconto de IPVA deve ser ampliado a responsáveis por PcDs

Após passar por todas as instâncias legislativas, o Projeto de Lei proposto pela deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), que busca conceder desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os cuidadores de pessoas com deficiência, aguarda agora a sanção do governador para entrar em vigor em Mato Grosso do Sul.

A deputada, que também é mãe atípica, afirmou que, além de vencer algumas barreiras burocráticas, o projeto vai ser também como um apoio financeiro adicional às famílias que enfrentam desafios especiais.

“Eu agradeço aos colegas parlamentares a sensibilidade com a qual receberam nossa proposta. É de extrema importância a Assembleia Legislativa ter esse olhar humanizado com essas famílias. Desde que apresentamos o projeto, os pais e responsáveis têm nos procurado agradecendo por estendermos, às famílias, o acesso ao benefício que já existia, mas se restringia às pessoas com deficiência. Eles agradecem, pois, com a economia financeira que terão com o desconto, poderão investir nas inúmeras terapias e medicações necessárias”, afirmou a parlamentar.

Lia Nogueira reforçou ainda que o projeto representa um avanço significativo na legislação em prol da inclusão e do bem-estar das pessoas com deficiência e seus cuidadores.

Com aprovação unânime durante sua tramitação na Assembleia Legislativa, o projeto segue para sanção governamental. “Eu acredito na aprovação, com base na sensibilidade do governador Eduardo Riedel (PSDB) que sempre se mostra atento a questões como essa que beneficiam as famílias atípicas”, destacou a deputada.

 

Fonte: gov.ms