Traz quatro dias (até 19/9) de live shows, transmitidas em quatro países, exaltando gênero musical da cultura latino-americana
O 2º Festival Cultural do Chamamé de Mato Grosso do Sul – Edição Virtual iniciou-se quinta-feira (16). Traz quatro dias de live shows, transmitidas em quatro países, evento que exalta um gênero musical que se tornou uma das principais expressões da cultura latino-americana, elo de integração entre Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai.
Acontecem apresentações de músicos de Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, e da Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai de 19 a 19 desse mês. As performances começam, igualmente, sempre às 17h e fazem parte das comemorções do “Dia Estadual do Chamamé”.
Chamamé e o turismo cultural
O Chamamé é a música de expressão de Mato Grosso do Sul, decretato pelo Governador Reinaldo Azambuja como “bem de natureza imaterial do Estado”. O ritmo, portanto, incorporou-se na cultura, movimentando vários segmentos E, ainda, faz parte do calendário de eventos artísticos em cinco países.
Orivaldo Mengual, idealizador do evento, diz que o Chamamé vem se afirmando como um dos carros-chefes do turismo cultural, além de instrumento de integração econômica e social.
Parceiros do Brasil
“Este trabalho é muito importante pois está integrando Mato Grosso do Sul aos vizinhos e parceiros do Brasil, tanto que Campo Grande tornou-se recentemente a “Capital Brasileira do Chamamé” e sede do Festival Cultural. Um dos mais importantes eventos de promoção da cultura latino-americana”, ressalta Orivaldo Mengual. S
Segundo ele, o festival nasceu com o projeto de “Intercâmbio Cultural e Turístico”, que teve início em Villa Guilhermina, Província de Santa Fé, em 2015.
O Festival Cultural do Chamamé é organizado pelo Programa “A Hora do Chamamé” e Instituto Cultural Chamamé MS, com o apoio da Subsecretaria de Comunicação do Estado, FERTEL (Fundação Estadual Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul), mantenedora das emissoras da Rede Educativa – TVE e FM 104.7). A realização conta ainda com o apoio do Governo do Estado, Secretaria de Cidadania e Cultura do Estado e Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande.
Transmissão do Festival Cultural do Chamamé
O festival será transmitido pela TVE. Tudo pode ser visto também por receptores de satélite (parabólicas) e plataformas digitais, além de emissoras de rádio e TV e redes sociais nas regiões de Corrientes, Chaco, Entre Rios, Patagônia, Santa Fé, Buenos Aires, Uruguai e Chile. CONFIRA:
Dia 17/09/2021 (sexta feira) das 17:00 às 20:00 hora
Dia 18/09/2021 (sábado) das 15:00 às 18:00 horas e das 21:00 às 23:00 horas
Dia 19/09/2021 (Domingo) das 10:00 às 13:00 hhors e das 21:00 às 23:00 horas
TV Educativa
Campo Grande: Canal 4.1; Dourados: Canal 13.1; Chapadão do Sul: Canal 45.1; Bonito: Canal 30 HD, e NET: Canal 15
PARABÓLICA: Satélite Star One C 2 – 70W – Frequência 4.095 MHZ, Simbol Rate: 11.250 Polaridade: Horizontal – MUX: FERTEL HD
Redes Socias
You Tube: orivaldo mengual
www.chamamems.com
www.portaldaeducativa.ms.gov.br
Facebook, clique aqui.